Vertigo: Além do Limiar


Lana Lang



Nome: Lana Elizabeth Lang
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bill Finger, John Sikela

Lista de revistas com participação de Lana Lang

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Superboy (1949)  n° 10 - DC Comics
Personagem das HQs de "Superboy", "Superman" e outros personagens da editora DC. É a namorada ruiva do famoso Homem de Aço na adolescência. Apareceu pela primeira vez na revista "Superboy" 10 (com data de setembro-outubro de 1950).

Concebida por Bill Finger (enquanto que o desenhista John Sikela criou o visual), o mesmo co-criador de "Batman", Lana Lang é uma bela adolescente ruiva que vive na cidadezinha interiorana de "Smallville" (ou "Pequenópolis"), cujo passatempo predileto é tentar provar (sem sucesso, claro) que seu amigo e vizinho Clark Kent é, na verdade, Superboy, o garoto indestrutível do planeta Krypton.

As HQs de "Superboy" (que se passavam cerca de 10 anos antes) fizeram quase tanto sucesso quanto às de seu alter-ego adulto, "Superman" (que se situavam no presente) e, em 1961, quando tentou-se um piloto para a televisão, "The adventures of Superboy", Lana Lang foi interpretada por Bunny Henning. O telefilme não foi aprovado e a proposta da série de TV foi rejeitada.

Quando "Superman: O filme" (1978) foi lançado, no entanto, Lana teve uma pequena participação, interpretada pela ruiva Diane Sherry. Mas na segunda sequência daquele filme, "Superman III" (1983), a personagem, agora adulta, teve uma participação bem maior - desta vez na pele de Annette O'Toole. O curioso é que a mesma O'Toole voltaria ao universo do kryptoniano indestruível na série de TV "Smallville", mas desta vez como Martha Kent (a mãe do herói), enquanto que que daria vida à Lana era a canadense Kristin Kreuk (embora esta nada lembre a personagem dos quadrinhos, pois a bela atriz é descendente de chineses).

Em 1988, quando "Superboy" voltou definitivamente à TV, o papel da jovem Lana foi para a ruiva Stacy Haiduk. Nos anos 90, Emily Procter fez uma Lana loura em um dos episódios da telessérie "Lois & Clark".

Em "Smallville", Lana perdeu os pais ainda criança em meio à chuva de meteoros que trouxe Clark à Terra. Lang foi adotada por sua tia Elleonor Potter ("Nell", modo como é chamada carinhosamente por ela), irmã de sua mãe, Laura Potter. A menina cresceu em Smallville, vizinha de Clark Kent (o alter-ego do Superboy). Muita das vezes, ela é apresentada como uma adolescente triste e vazia em razão da perda dos pais, esforçando-se sempre para o ser o ideal de filha de modo que seus pais ficassem orgulhosos dela se ainda estivessem vivos. No decorrer de sua história, tem uma relação um tanto conturbada com Clark. Entre idas e vindas, ela continua nutrindo em seu coração uma grande paixão por ele. São vários os desfechos dessa grande personagem que conquistou o coração de muitos fãs. Dois dos mais conhecidos são: Seu casamento com o jovem cientista Pete Ross, amigo de infância de Clark, com quem tem um filho ainda pequeno. Mais tarde Lana irá se divorciar devido a vários problemas enfrentados pelo casal, um deles é o amor que ainda sente por Clark. Ainda na série de TV, casa-se com o bilionário Lex Luthor, com quem tenta ter uma vida normal, visto que não conseguiu devido a desconfianças de seu marido. Tempos depois também se irá se divorciar de Luthor, passando a espioná-lo secretamente para sua própria segurança. Entre muitos finais e possíveis reaparições uma coisa pode-se concluir: Lana Lang tornou-se peça importante nessa série do Homem de Aço.

Lana Lang



Relate algum problema encontrado nesse personagem