Ofertas na Amazon!


Kinowa



Nome: Sam Boyle
Nome original: Kinowa
Licenciador: sem licenciador
Criado por: Andrea Lavezzolo

A série “Kinowa” começa com uma caravana massacrada por uma tribo de índios pawnies. Apesar de ferido, escalpado e dado como morto pelos índios, Sam Boyle parte numa trilha de vingança contra os autores da chacina, adotando uma máscara diabólica e um “tomahawk” que deixa uma marca peculiar em suas vítimas: a marca da serpente.

Anos depois ele enfrenta um jovem guerreiro. É Pena Vermelha, o índio branco, filho de Boyle, criado pelo chefe da tribo perseguida pela vingança de Kinowa. Ambos ignoram os laços de sangue que os unem. Um amigo de Boyle, o batedor Long Rifle (mais um Long Rifle nos quadrinhos), ajuda na reaproximação de pai e filho. Começa então a série de “Silver Gek”, nome que Pena Vermelha adota entre os brancos. Com relação a Kinowa, o personagem passou de escalpado a escalpador com um objetivo claro: matar um índio para cada fio de cabelo do escalpo que lhe foi tirado. Apesar do texto bastante duro, as barbáries não chocavam muito porque eram habilmente ilustradas pelo trio de desenhistas que atuava com o pseudônimo de EsseGesse (Giovanni Sinchetto, Dario Guzzon e Pietro Sartoris): como acontecia no faroeste “pré-Sergio Leone”, as mortes sempre ocorrem fora da visão ou ao longe. A série foi a primeira experiência italiana de juntar terror com faroeste, em 1950.

A propósito, a máscara de Kinowa foi inspirada numa das primeiras histórias do “Príncipe Valente”, personagem criado em 1937 pelo americano Hal Foster





Notas e fontes —
(..) Fritz Peter Bendinelli, “Tex Coleção” n° 304, Mythos, pág. 4





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 15/03/2012 07:33:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro