Vertigo: Além do Limiar


Ken Parker



Licenciador: Berardi & Milazzo
País de origem: Itália
Criado por: Giancarlo Berardi, Ivo Milazzo

Lista de revistas com participação de Ken Parker

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Ken Parker (1977)  n° 1 - Sergio Bonelli Editore
  • Brasil
    Ken Parker  n° 1 - Vecchi
(ao lado, o personagem em ilustração de Ivo Milazzo)

Criado pelos italianos Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo em 1974 e baseado em um filme americano com Robert Redford (“Jeremiah Johnson”, de 1972, lançado no Brasil como “Mais forte que a vingança”), este personagem é um dos mais lembrados entre os favorecidos pela parceria entre cinema e “fumettis” (os quadrinhos italianos).

A gênese da série retrata a sobrevivência de um homem desiludido com o mundo, que abandona a civilização para ficar isolado. No decorrer da saga, os leitores ficaram conhecendo melhor o personagem. Parker (também chamado de Rifle Comprido, devido ao seu inseparável arcabuz Kentucky herdado de seu avô, usado na Revolução Francesa) nasceu em 20 de novembro de 1844 em Buffalo, Wyoming, tinha como pais Lucy e Jed Parker. Tinha também um irmão, Bill, que seria assassinado no primeiro número, o que motivaria o herói a caçar os assassinos de seu irmão. Este acontecimento se dá em 29 de dezembro de 1868, o herói teria 24 anos. O curioso é que Parker nem sempre vencia seus obstáculos e, muitas vezes, ia até para a prisão. Esse lado humano é o que mais prevalece na série e estende-se aos coadjuvantes: como melhores amigos, Parker tem o índio Kamoose, o esquimó Oakpeha, a garota Pat O'Shane, seu filho Teddy (que vive em Boston), Belle e Dashiell Fox (um batedor do exército) e a cachorrinha Lily (veja outros personagens).

Berardi e Milazzo planejavam um único episódio do herói para a revista “Colana Rodeo”, da Casa Editrice Cepim — atual Sergio Bonelli Editore (SBE). Calhou que, nesse época (1974), a editora procurava um material para substituir a série “La Storia Del West”. Depois de conhecer o projeto da dupla, o editor Sergio Bonelli se alvoroçou e pediu mais capítulos. Também fez uma mudança fundamental. No início, o herói chamava-se Jedediah Baker, inspiração direta de Jeremiah Johnson, o personagem do filme de Sidney Pollack. Bonelli vetou a idéia, pois preferia um nome curto e fácil de memorizar. Foi aí que surgiu Ken Parker.

Em 1977 Ken Parker ganhou revista própria, que durou até 1984. Numa atitude rara no mundo das HQs, em maio de 1989 os autores relançaram as primeiras histórias do herói em nova revista publicada pela Parker Editore, empresa criada por eles próprios para essa empreitada. Em 1993 começou a produção de HQs inéditas para a “Ken Parker Magazine”.

A Parker Editore sobreviveu até 1994, e “Ken Parker Magazine” parou no número 18. Os autores se renderam às dificuldades empresariais e voltaram a trabalhar com a SBE, onde continuaram a série até o número 36 (1996), que foi substituída pela revista “Ken Parker Speciale”, que durou apenas quatro edições (a última datada de 1998).

Ken Parker estreou no Brasil em 1978, pela editora Vecchi. Foram publicados 53 exemplares até agosto de 1983. Em 1990 Ken voltou com mais dois volumes pela Best News. A Editora Mythos retomou a publicação regular da série, presenteando os leitores com 18 edições desse herói tão cultuado pelos amantes de quadrinhos. Estes 18 numeros foram de uma serie extra que saiu na Italia, após o termino das 59 edições originais. Depois, começando em 2000, a Tendência/Tapejara, relançou 53 numeros da vechi, os dois da Best New, e lançou os ultimos quatro numeros que ainda não haviam sido publicados por aqui, completando assim, a coleção original de Ken Parker, no formato italiano, com um acabamento primoroso.


Fontes —
Ezequiel Guimarães, “Mundo dos Super-Heróis” n° 34
Antônio Luiz Ribeiro

Ken Parker



Relate algum problema encontrado nesse personagem