Busca avançada
Menu

Justiceiro

Nome: Francis "Frank Castle" Castiglione
Nome original: The Punisher
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Gerry Conway, John Romita, Ross Andru

Lista de revistas com participação de Justiceiro

Personagem dos quadrinhos da editora Marvel, o Justiceiro apareceu inicialmente como um coadjuvante da revista do "Homem-Aranha" (sua estréia se deu no número 129, em 1974) e de outros heróis da casa. Todavia, sua cada vez mais crescente popularidade (principalmente a partir dos anos 80, quando foi trabalhado por Frank Miller) fez com que ganhasse suas próprias histórias e revistas.

O Justiceiro era uma cópia de outro herói, que aparecia em livros de aventura, o Executor. Sua origem só foi revelada aos leitores anos mais tarde: Castle é de origem italiana (o desenhista Ross Andru calcou sua fisionomia num parente franco-americano seu), nascido em Queens N.Y.. A família Castiglione tradicionalmente gerava homens durões, e eram muito católicos, com alguns padres na família. Frank foi criado nesse ambiente, ele seguia os valores morais de sua família, e teve base para a formação de um caráter honesto, trabalhador, religioso e colocando a família acima de tudo na vida.

O jovem Castle seguiu carreira militar, e se tornou capitão na marinha americana (um "mariner"), lutando no Vietnã e se tornando o melhor soldado que um exército poderia ter. Ele se especializou em técnicas de combate diversas, armamentos, explosivos, sobrevivência, veículos de guerra, e tudo mais que um homem precisa saber para ganhar uma guerra inteira sozinho.

Quando Castle voltou, se casou e tive dois filhos, um casal. Um dia, ele foi com sua família ao Central Park para um pequenique. Era um dia perfeito, até que ouviu-se tiros. Gangues de traficantes se enfrentavam disputando poder, e um dos homens fugia pelo parque, na direção dos Castle. A família teve o azar de testemunhar o assassinato do homem, e para eliminar as testemunhas os assassinos atiraram em todos eles. Todos foram atingidos, e foram encontrados pelo jornalista fracassado McTeer. Os policiais fizeram a contagem de mortos e eram cinco (a família e o traficante), mas inesperadamente Castle despertou. Ele estava vivo, escapou da morte por muito pouco, e pelo resto da vida desejaria ter morrido naquele dia com sua família. Ele jamais se recuperou, alengando que morreu naquele dia.

Os assassinos ainda tentaram acabar com Castle quando ele estava no hospital, mas ele reagiu a tempo matando um dos homens. Ele recebeu a proteção da policia, e tentou levar os assassinos de sua família para a cadeia, identificou os suspeitos e descobriu que se tratava da família Costa. Mas os mafiosos tinham alibis forjados, e alguns policiais foram comprados. A justiça teve sua primeira chance e falhou. Castle então se juntou ao repórter McTeer, que queria usar a história para reerguer sua carreira. Mas por mais que Frank fizesse eles continuariam impunes, a justiça não seria feita. Nesse dia, ele assumiu a identidade de "O Justiceiro", jurando matar todos os responsáveis pela morte de sua família. Uma guerra pessoal que jamais teria fim.

Houve três filmes do Justiceiro: o primeiro nos anos 80, com Dolph Lundgren, o segundo em 2004, com Thomas Jane, e o terceiro em 2009, com Ray Stevenson.

Primeira aparição: Amazing Spider-Man #129


Relate algum problema encontrado nesse personagem