Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Judoka



Nome: Carlos da Silva
Nome original: Judoka
Licenciador: Ebal
País de origem: Brasil
Criado por: Monteiro Filho, Pedro Anísio

Lista de revistas com participação de Judoka

Em outubro de 1969 chegou às bancas o número 7 da revista “O Judoka”. Nos seis primeiros esta publicação trazia as aventuras de um herói americano, o “Judomaster” (“Mestre Judoka”). A revista estava vendendo bem quando a editora soube que o “Judomaster” tinha sido descontinuado pela Charlton Comics. Os editores da Ebal resolveram então criar um herói próprio para aproveitar o título. “O Judoka” foi escrito por Pedro Anísio, um velho colaborador dos Aizen e concebido graficamente por Monteiro Filho, que não quis desenhar a história, passando a tarefa a um jovem desenhista de sua equipe, Eduardo Baron.

O novo personagem fez bastante sucesso. Tanto que se tornou o único super-herói brasileiro de quadrinhos a virar filme, em 1972. Monteiro Filho fez apenas três capas para a revista, a do número 9, particularmente, é a melhor da série.

A seguir, o texto de apresentação do personagem brasileiro, que foi publicado na página 2 da revista:

“Quando resolvemos lançar um novo personagem, pedimos ajuda ao Pedro Anísio. Para quem não sabe, o Pedro já trabalhava conosco, desde longínquas e priscas eras - vem desde os tempos do Suplemento Juvenil, quando, ainda ajudante de tipógrafo, escrevia reportagens, contos e crônicas. depois, passou-se para as Rádios Tupi e Nacional, onde, durante anos a fio escreveu novelas. Ele, Ghiaroni e Hélio do Soveral foram, por mais de trinta anos, criadores de milhares de novelas radiofônicas. E os três fazem parte daquela geração do Suplemento Juvenil. Pois bem, foi ao Pedro Anísio, autor de muitas histórias escritas especialmente para a Ebal (Pedro Álvares Cabral, A Independência do Brasil, A Libertação dos Escravos, A História do Petróleo - uma publicada, outras por publicar), foi a ele que pedimos a “bolação” dos textos e situações do nosso novo herói - O Judoka. E o Pedro, como sempre, desincumbiu-se maravilhosamente. O homem é, mesmo, um dos grandes ficcionistas desta terra.

Os desenhos deste primeiro número foram feitos pelo Eduardo Baron, jovem artista de 22 anos, do nosso estafe de desenhistas, que se desincumbiu a contento. Vejam só que traço e que soluções ótimas ele teve. O Eduardo vai longe.” (quadrinhos.wordpress.com/tag/a-lendaria-ebal/)


Judoka



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 03/04/2007 17:09:00