Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Jonah Hex



Nome: Jonah Woodson Hex
Nome original: Jonah Hex
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Joe Orlando, Tony Dezuñiga

Lista de revistas com participação de Jonah Hex

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    All-Star Western (1970)  n° 10 - DC Comics
  • Brasil
    Reis do Faroeste Especial (Em Cores)  n° 9 - Ebal
Jonah Woodson Hex é um pistoleiro caçador de recompensas, ele é do tipo anti-herói, sua face direita é assustadoramente deformada, o que o leva a se isolar do convívio das pessoas. Ele usa um uniforme dos soldados confederados, derrotadas na Guerra Civil Americana, o que o torna ainda um figura desagradável aos vencedores da guerra, seus conterrâneos nortistas.

Personagem dos quadrinhos de faroeste, época em que o gênero já se encontrava fora de moda (pelo menos nos Estados Unidos). Hex é um implacável caçador de recompensas bom de tiro e que, sob a carcaça de “ousider” e de seu rosto horrivelmente deformado, esconde um coração justo e valente. Mas nem por isso suas histórias terminam com final feliz: geralmente ele sai perdendo, mesmo matando os bandidos. Nas suas aventuras, Hex geralmente era o único com bom senso e cabeça no lugar, enquanto que os demais personagens — cidadãos normais, xerifes e políticos — eram corruptos, covardes, preconceituosos ou psicopatas. De certa forma, eram eles os deformados, e não Jonah Hex.

A origem do herói, no entanto, só foi revelada aos leitores depois: em 1851, durante a corrida do ouro, na Califórina, o pai de Jonah, Woodson, o vendeu (então com 13 anos) como escravo a uma tribo de apaches, em troca de peles. Jonah acabou conseguindo sua liberdade e voltou a viver entre os brancos, só reenconrando sua tribo após a Guerra Civil (da qual participou do lado dos Confederados). Durante o reencontro, nosso herói confrontou um líder local, seu antigo rival Noh Tante. Mesmo sabotando o revólver do pistoleiro, Tante acabou morto por ele. Por quebrar as regras da luta, no entanto, Hex sofreu uma horrível punição: teve seu rosto desfigurado por uma machadinha incandescente.

Mais tarde, por acaso, salvou uma jovem matando o bandido que a molestava. Foi aí que ele percebeu que podia usar seus talentos como caçador de recompensas.

No Brasil, fez sua estréia em “Reis do Faroeste em Cores” nº 9, da EBAL. Recentemente, Jonah Hex apareceu como convidada no desenho animado “Batman: The Brave and the Bold” — no episódio “Return of the Fearsome Fangs!” (2009), escrito por Todd Casey.

- Antônio Luiz Ribeiro
- Sidnei Dias
Fontes - https://pt.wikipedia.org/wiki/Jonah_Hex


Relate algum problema encontrado nesse personagem