Vertigo: Além do Limiar


Jerônimo, O Herói do Sertão



Licenciador: sem licenciador
Criado por: Moysés Weltman

Lista de revistas com participação de Jerônimo, O Herói do Sertão

Paladino da justiça e andarilho dos sertões brasileiros, Jerônimo estava sempre à disposição, onde quer que o bem precisasse triunfar. Tendo ao lado o inseparável ajudante Moleque Saci, foi um herói de quadrinhos criado em 1953 e que em 1957 e fez a alegria dos leitores de quadrinhos durante 62 edições mensais e cinco almanaques especiais, escritos pelo próprio autor da novela, Moysés Weltman, desenhados por Edmundo Rodrigues e publicados pela RGE.

Mas o sucesso não se restringia às HQs: o País inteiro parava em frente ao rádio para ouvir a novela radiofônica - que inspirou a revista -, e até mesmo um disco com uma canção em sua homenagem foi gravado. Como se não bastasse, em 1972 a extinta TV Tupi apresentou uma versão televisiva de suas aventuras. Esse ilustre esquecido chamava-se Jerônimo, o herói do Sertão.

Jerônimo está longe de ser um caso isolado de personagens que, apesar de gozarem de estrondoso sucesso no mercado editorial brasileiro durante muito tempo, amargam hoje um desmerecido ostracismo. E isso não se restringe a criações nacionais, pois muitos ícones mundiais também estão quase apagados da memória dos fãs e, pior, são completamente desconhecidos por leitores que já atravessam várias gerações.

A história desses esquecidos pode ser contada por meio de um balanço geral dos principais títulos publicados por algumas editoras do Brasil (algumas já extintas), fartas em todos os gêneros de quadrinhos durante décadas, quando personagens famosos ou mesmo novas criações despontavam nas bancas do País, e nelas permaneciam por muito tempo, de uma forma que não é mais possível imaginar no cenário atual.

bibliografia:
http://hqbr.multiply.com

Jerônimo, O Herói do Sertão



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 06/06/2007 14:49:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro