Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


James Dean



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de James Dean

James Byron Dean nasceu em oito de fevereiro de 1931, em Marion, Indiana, filho único de Winton Dean e Mildred Marie Wilson. Era muito próximo da mãe, e perdê-la, com apenas nove anos, foi devastador para ele. Incapaz de cuidar do filho, seu pai o enviou para morar com seus tios em Fairmount, Indiana. Seu desempenho escolar foi excepcional.

Após se formar na Escola, em maio de 1949, voltou à Califórnia para morar com o pai e a madrasta. Estudou na Universidade da Califórnia (UCLA) por um semestre, mas mudou seu curso para Drama. Enquanto estava na UCLA, foi escolhido, dentre um grupo de 350 atores, para interpretar Malcolm em Macbeth. Na mesma época, começou a atuar na oficina de atores de James Whitmore. Em janeiro de 1951, abandonou a UCLA para ir atrás da carreira de ator. A primeira aparição televisiva de Dean foi em um comercial da Pepsi Cola. Ele então abandonou a faculdade para atuar em tempo integral, e foi escalado para seu primeiro papel com falas em Colina Número Um, especial televiso de Páscoa.

Posteriormente, conseguiu três pequenos papéis cinematográficos: como um soldado, em Baionetas Caladas (1951); como um treinador de boxe, em Sailor Beware (1952); e como um jovem, em Has Anybody Seen My Gal? (1952). Enquanto sua grande chance em Hollywood não acontecia, trabalhou como guarda de estacionamento na CBS Studios, período no qual veio a conhecer Rogers Brackett, diretor de rádio de uma agência de publicidade, o qual lhe ofereceu ajuda e orientação profissional, além de um lugar para ficar. Em julho de 1951, apareceu na série radiofônica Alias Jane Doe, produzida por Brackett. Em outubro do mesmo ano mudou-se para Nova Iorque.

Apareceu em episódios de várias séries de TV da CBS: The Web, Studio One e Lux Video Theater, antes de ser aceito no Actors Studio, a fim de estudar o conceituado método de atuação de Lee Strasberg. Sua carreira começou a decolar e ele atuou em mais episódios de programas para a TV no início dos anos 1950, como o Kraft Television Theater, Robert Montgomery Presents, The United States Steel Hour, Danger e General Electric Theatre. Em 1953, o diretor Elia Kazan procurava um ator substancial para interpretar o emocionalmente complexo Cal Trask, na adaptação do livro de 1952 Vidas Amargas (East of Eden), de John Steinbeck. O roteiro do filme focava na última parte da história, predominantemente no personagem Cal. Seu próximo papel foi em Juventude Transviada, de Nicholas Ray, juntamente com Natalie Wood e Sal Mineo. O filme tornou-se um ícone da rebeldia da juventude do pós-Guerra e Dean o seu símbolo máximo.

Seu derradeiro trabalho, dirigido por George Stevens, foi em Assim Caminha à Humanidade (Giant), rodado em 1955 e lançado no ano seguinte, com direito a uma indicação póstuma de Melhor Ator. Ao lado de Elizabeth Taylor e de Rock Hudson, protagonizou um grande épico no papel de Jett Rink, um texano que enriquece ao descobrir petróleo. A película retrata várias décadas na vida de Bick Benedict (Hudson), sua esposa Leslie (Taylor) e Rink (Dean). Esta rendeu-lhe a segunda indicação póstuma de Melhor Ator, na 29ª Cerimônia do Oscar de 1957.

James Dean estrelaria Somebody Up There Likes Me (1956), sobre a vida do boxeador Rocky Graziano, mas com a morte do astro, o papel foi para Paul Newman. Em 1954, Dean havia se interessado pelo automobilismo. Competiu em algumas corridas e, com o término das filmagens de Assim Caminha a Humanidade, iria correr em um evento em Salinas, Califórnia, nos dias 1º e dois de outubro de 1955.

Em 30 de setembro, acompanhado do coordenador de dublês Bill Hickman, do fotógrafo da revista Collier's, Sanford Roth, e de Rolf Wütherich, o mecânico da fábrica da Porsche. Wütherich o acompanhava no Porsche e, enquanto dirigiam para o evento via Rota 466 – atualmente SR 46 –, aproximadamente às 17h45 min, um Ford Tudor 1950 fazia retorno em um cruzamento, à frente do Porsche.

Dean não conseguiu parar a tempo e colidiu violentamente no lado do passageiro do Ford, o que fez com que seu porshe voasse pela estrada e só parasse no acostamento da rodovia. Dean ficou preso no carro, teve o pescoço fraturado e foi declarado morto no local. “Viva rápido e morra jovem!” era o seu lema, o qual pressagiava sua morte prematura. Assim mesmo, tornou-se uma lenda para legiões de jovens ao redor do mundo.

James Dean



Relate algum problema encontrado nesse personagem