Vertigo: Além do Limiar


Ian Lancaster Fleming



Licenciador: Personagem Real
País de origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


Lista de revistas com participação de Ian Lancaster Fleming

Ian Lancaster Fleming (Londres, 28 de maio de 1908 – Cantuária, 12 de agosto de 1964) foi militar, escritor e jornalista, mais conhecido por escrever vários romances de espionagem protagonizados por sua criação máxima, o agente secreto James Bond. Ele nasceu em uma família rica de ascendência escocesa. Seu pai foi membro do Parlamento do Reino Unido por Henley de 1910 até sua morte, na Frente Ocidental, em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial. Fleming estudou em Eton, Sandhurst e, brevemente, nas universidades de Munique e Genebra, onde realizou diversos trabalhos até estabelecer-se como jornalista.

Fleming foi recrutado pelo almirante John Henry Godfrey para trabalhar na Divisão de Inteligência Naval durante a Segunda Guerra Mundial, período no qual envolveu-se no planejamento da não-realizada Operação Goldeneye e no planejamento e supervisão de duas unidades de inteligência, a 30 Assault Unit e a T-Force. Seu serviço em tempos de guerra e sua posterior carreira como jornalista proporcionaram grande parte do pano de fundo, detalhes, inspiração e profundidade para seus romances de James Bond.

Ele escreveu Casino Royale, seu primeiro romance de Bond, em 1952, um grande sucesso que levou à criação de mais onze romances e duas coleções de contos publicados entre 1953 e 1966, os dois últimos postumamente. Seus livros centravam-se em James Bond, o agente do Serviço Secreto Britânico conhecido por seu codinome 007. Seus livros estão entre os mais vendidos de ficção de todos os tempos, com mais de cem milhões de cópias vendidas mundialmente, razão pela qual é um dos autores mais renomados de seu tempo. Fleming também escreveu a história infanto-juvenil Chitty-Chitty-Bang-Bang, em 1964, dedicado a seu filho Caspar e adaptada para o cinema em 1968, com Dick Van Dyke. Também publicou dois livros de não-ficção.

Fleming casou-se em 1952 com Ann Charteris, a qual se divorciou de Esmond Harmsworth, 2º Visconde Rothermere, por conta de seu caso com Fleming. Ele e Charteris tiveram um filho, Caspar. Fleming fumou e bebeu bastante durante a maior parte da sua vida adulta e morreu de um enfarte agudo do miocárdio em 1964, aos 56 anos. Outros autores produziram histórias de Bond após sua morte. Sua criação também já apareceu na televisão e em quase trinta filmes, interpretado por atores como Sean Connery, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e, mais recentemente, Daniel Craig.



Ian Lancaster Fleming



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Marcos Nash
  • Adicionado por
    Marcos Nash
    em 25/09/2019 21:12:00
    Editado por Fabio Garcez