Vertigo: Além do Limiar


Homem-Gato



Nome: David Merryweather
Nome original: Cat-Man
Licenciador: Domínio Público
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Charles M. Quinlan, Irwin Hasen

Lista de revistas com participação de Homem-Gato

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Crash Comics Adventures (1940)  n° 4 - Holyoke Publishing
O personagem e sua origem foram publicados pela primeira vez em 1940, pela Tem Publishing Co. (uma das várias empresas de Frank Z. Temerson), no n° 4 do gibi “Crash Comics”. Na trama, David Merrywether foi criado na Birmânia por uma tigresa depois que seus pais foram mortos. Após viver com os tigres durante anos, ele ganhou habilidades sobre-humanas, como super-força, maior agilidade, visão natural a noite, e as lendárias “nove vidas” de gatos. Eventualmente, David voltou para os EUA, onde ele ficou horrorizado com criminosos maltratando os inocentes. Para acabar com isso, ele se tornou um investigador particular. Mais tarde, ele se tornaria um oficial do Exército dos EUA. Para servir mais praticamente ao seu país, ele vestiu um traje verde-oliva e laranja com o símbolo de uma cabeça de gato preta no peito e tornou-se Cat-Man. Um ano depois ganhou sua propria revista, “Cat-Man Comics”.

“Crash Comics” foi substituída pela “Cat-Man Comics” em maio de 1941. A nova revista era meramente encabeçado pelo personagem-título e foi publicado pela Holyoke Publishing (também de Temerson)

Cat-Man encontrou Katie Conn, uma garota de 11 anos de idade, acrobata de circo que caiu sob a tutela de seu tio sem escrúpulos depois que seus pais morreram em um incêndio. O tio forçava Katie á roubar coisas para ele. Cat-Man interveio e fez com que seu tio fosse levado à justiça. Desde então Katie ficou sem nenhum guardião, e David a adotou. Ela então quis ajudá-lo a combater o crime, costurou um traje vermelho e amarelo correspondente ao de Cat-Man e adotou o codinome de Kitten (“Gatinha”, em portugês). No início, David tentou impedi-la de ajudá-lo, mas Katie eventualmente provou por si mesma que era capaz e os dois se tornaram parceiros. Como a série continuou, Katie amadureceu e David foi promovido ao posto de capitão.

Cat-Man foi criado pelos artistas Irwin Hasen e Charles M. Quinlan, em parceria com escritores desconhecidos. Devido a circunstâncias na Segunda Guerra Mundial, uma versão radicalmente alterada deste personagem seria publicado na Austrália durante a guerra e reimpresso em 1950.

Eventualmente, os personagens caíram no domínio público. Em 1971, o roteirista Roy Thomas, o homenageou num gibi da editora Marvel. Na década seguinte, a AC Comics, reviveu o personagem.

Homem-Gato



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 03/05/2010 19:26:00