Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Gulliver



Nome: Lemuel Gulliver
Nome original: Gulliver
Licenciador: Domínio Público
País de origem: Irlanda
Criado por: Jonathan Swift

Lista de revistas com participação de Gulliver

(acima, Gulliver em dois tempos: em ilustração do século XIX e no desenho animado dos anos 60)

Personagem principal do romance satírico "As viagens de Gulliver" (1726), do irlandês Jonathan Swift. Gulliver é o jovem náufrago da ilha de Lilliput, onde descobre que seus habitantes eram do tamanho da palma de sua mão. O herói também constata que os lilliputianos eram extremamente belicosos, vivendo em constantes guerras por simples futilidades.

Na segunda parte da história, Gulliver conhece uma terra de gigantes, Brobdingnag, com seus habitantes gananciosos. A terceira faz uma descrição dos lugares onde o personagem viajou e, em sua última jornada, é revelado o encontro do personagem com os Houyhnhm, raça de equinos inteligentes, que temem os Yahoo, raça de homens imperfeita e, finalmente, seu regresso à Inglaterra.

Virou desenho animado em 1939, "Gulliver´s travels" ("As viagens de Gulliver"), em Technicolor, dirigido por Dave Fleischer e produzido por Max Fleischer (os mesmos dos desenhos de "Popeye" e "Superman"). Lançado pela Paramount Pictures, era a resposta ao "Branca de Neve e os Setes Anões", de Walt Disney.

Em 1968 Gulliver foi parar na TV americana, numa série de desenhos animados exibidos entre 14 de setembro de 1968 a 5 de setembro de 1970, em um total de 17 episódios. O desenho mudou um pouco o original de Swift. Na versão da TV, Gary Gulliver vive no século XIX e procura seu pai, acompanhado sempre de seu fiel cachorro Tagg. Após naufrágio em ilha desconhecida, ele encontra o reino de Lilliput, habitados por cidadãos de apenas centímetros de altura (que, ao contrário do protagonista, vivem ainda no período medieval), que capturam Gulliver e Tagg. Mas a dupla se liberta das amarras e acaba convencendo os lilliputianos de suas boas intenções.

Ajudado pelos minúsculos habiantes locais, Gulliver continua a procura de seu pai, ajudado por um mapa que ele deu, mapa este que também mostrava um tesouro escondido. O tesouro desperta a cobiça de outro náufrago, o Capitão Leech, que passa o restante da série seguindo nosso herói. O desenho também apresenta alguns lilliputianos, como Flitácia, uma beldade que se apaixona por Gulliver, o hilário rei Pomp e Soturno, o pessimista.

- Antônio Luiz Ribeiro

Gulliver



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 29/09/2008 22:46:00