Vertigo: Além do Limiar


Gene Autry



Nome original: Gene Autry
Licenciador: sem licenciador


Lista de revistas com participação de Gene Autry

Ator e cantor americano, que ganhou fama como músico “country” no rádio, cinema e TV. Nascido Orvon Eugene Autry em Tioga, Texas, em 29 de setembro de 1907, Gene Autry começou sua carreira artística ainda no final dos anos 20. Naquele início de vida profissional, conheceu Smiley Burnette, seu futuro parceiro artístico. Mas foi a partir de 1932, no rádio, que começou a chamar a atenção.

Descobertos em 1934 pelo produtor Nat Levine, Autry e Burnette estreiaram no cinema em “Santa Fé” (“In Old Santa Fe”), da série de Ken Maynard para a Mascot Pictures. Nesse filme ele apenas cantava, mas isso foi o suficiente para ganhar um papel de coadjuvante no seriado “A Montanha Misteriosa” (“Mystery Mountain”, 1934), igualmente estrelado por Maynard. Em 1935 ficou com o principal papel (onde interpretava ele mesmo) do também seriado “O Império Fantasma” (“The Phantom Empire”).

Não demorou muito para Gene Autry se revelar um esperto homem de negócios. Logo no início, quando percebeu que estava fazendo sucesso na tela, tratou de se promover em outras áreas, visando mais dólares para sua conta bancária. Assim, numa dessas tentativas de promover a si próprio, Autry produziu uma historieta para jornal, apresentada em páginas dominicais, onde ele próprio era o herói. Lançado em 1940, o título não deu certo, fracassou logo. Mas Gene voltou aos quadrinhos, desta vez em revista com histórias completas. Lançada em 1941, pela editora Fawcett, a revista “Gene Autry” foi interrompida no nº 12 (em 1944). Os dois últimos números já foram publicados em outra editora, a Dell Comics. Depois de aparecer em sete números da revista “Four Color”, anos de 1944 e 45, a Dell relançou o “comic book” “Gene Autry” em maio de 1946, cancelando-o apenas em janeiro de 1959 (nº 121). Vários desenhistas trabalharam na revista, como Jesse Marsh, Peter Alvarado, Nat Nelson, Tom Cooke etc.

Na década de 50, “Gene Autry” (ao lado dos colegas “Roy Rogers” e “Hopalong Cassidy”) retornou às páginas dominicais (coloridas) de jornais. O trio também apareceu nas famosas tiras diárias (em preto-e-branco). Todos os três conseguiram um bom resultado, com histórias e desenhos quase sempre superiores aqueles encontrados nas revistas. (*)


(*) Luiz Antônio Sampaio, revista “Calafrio” nº 40, 1989

Gene Autry



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 20/01/2008 17:38:00