Busca avançada
Menu

Gasparzinho

Nome: Casper McFadden
Nome original: Casper The Friendly Ghost
Licenciador: Harvey Comics
Criado por: Joe Oriolo, Seymour Reit

Lista de revistas com participação de Gasparzinho

(acima, o personagem em imagem do blog português Reféns da BD)

Criado em 1939 por Seymour Reit e Joe Oriolo, dois animadores dos estúdios Fleisher, da Paramount Picures, Gasparzinho é aquele doce e singelo fantasminha cujo maior objetivo é fazer amigos entre os mortais. Os autores também cogitaram publicar o personagem em um livro infantil. No entanto, a entrada da Segunda Guerra interrompeu os planos. Quando Reit e Oriolo voltaram da Guerra, decidiram vender, em 1944 (*), todos os direitos do Gasparzinho para o Famous Studios, um braço da Paramount Pictures que havia substituído os estúdios Fleisher. O Famous Studios lançou "The friendly ghost" em forma de desenho animado em 1945 (*) e, a partir daí, a popularidade do personagem só cresceu.

Em 1952 (*), Alfred Harvey, fundador da Harvey Comics, começou a adaptar Gaspazinho para os quadrinhos. E, em 1958 (*), adquiriu os direitos sobre o personagem da Paramount, que vendera os direitos do fantasminha, Tininha e todos os astros dos desenhos do Famous Studius para a Harvey Comics.

Em 1995 foi a vez do pequeno herói ganhar uma versão para o cinema, misturando atores e computação gráfica. Foi nesse filme que sua origem foi finalmente revelada: Gasparzinho foi um menino de 12 anos chamado Casper McFadden (interpretado em parte por Devon Sawa), que morreu de pneumonia após brincar até tarde no frio. No mesmo ano, seguiu-se uma série de TV, baseada no filme.

- Antônio Luiz Ribeiro


Notas e fontes
(*) de um texto de Jerry Beck publicado no "Gasparzinho" da Devir, em fev. 2010.
Gasparzinho



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Osmar Simões
  • Adicionado por
    Osmar Simões
    em 23/09/2007 16:44:00