Ofertas na Amazon!


Galactus



Nome: Galan
Nome original: Galactus
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jack Kirby, Stan Lee

Lista de revistas com participação de Galactus

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Fantastic Four (1961)  n° 48 - Marvel Comics
Personagem das HQs de “Quarteto Fantástico” e outros super-heróis da editora Marvel. Galactus, o gigantesco Devorador de Mundos, apareceu pela primeira vez no n° 48 da revista americana do Quarteto, em 1966, quando o título estava no auge.

Na trama, o alienígena Galactus descobre a Terra e decide consumí-la, mas o bom Quarteto (auxiliado pelo boa-praça Vigia e pelo arauto rebelde do gigante, o Surfista Prateado) o derrota, ameaçando-o com o Nulificador Total. Galactus então vai embora para o espaço e jura nunca mais atacar a Terra.

Com a história finalizada, os autores (Stan Lee e Jack Kirby) não pensavam mais em usar Galactus em outras tramas. Mas, a pedido do público, logo surgiram novas HQs em que o Devorador de Mundos dava um jeito de quebrar sua promessa. Nessas tramas, Lee e Kirby revelaram alguns pontos da origem de Galactus em 1969, nas edições 168 e 169 da revista “Thor”. Mas a versão definitiva só viria em 1983, com “Galactus, the origin”, edição especial que reuniu trechos dessas duas histórias e adicionou material extra, produzido por John Byrne (desenhos) e Mark Gruenwald (roteiro).

Na trama, Galactus se recorda de como se tornou uma entidade cósmica. Há trilhões de anos, o universo sofreu com uma misteriosa praga radioativa que começou a matar todas as formas de vida conhecidas. Nem mesmo os habitantes de Taa, o mais avançado de todos os planetas, conseguiram desvendar as causas da crise. Depois de exaustivas pesquisas, Galan, o maior cientista de Taa, percebeu que toda vida estava condenada. Sem esperança, o cientista partiu numa nave espacial até o centro do problema, uma grande massa flutuando no espaço, e descobriu que era essa fonte de energia a causa de tudo.

Ao se aproximar do fenômeno espacial, o cientista foi banhado por parte dessa energia, que resultou na destruição de todo seu universo. Curiosamente, a energia resultante dessa destruição deu origem ao universo atual. E por ter recebido parte da energia, o cientista foi o último sobrevivente desse antigo universo. Mas Galan deixou de ser um homem comum. Envolto por um casulo de energia, passou por uma lenta transformação, enquanto sua nave flutuou sem rumo pelo espaço por milhões de anos. E após esse tempo enfim emergiu como Galactus, uma entidade de vasto poder cósmico.

Apresentado inicialmente nas HQs do Quarteto como supervilão, mais tarde teve sua função no universo esclarecida em um julgamento onde várias raças tentavam decidir o destino do Sr. Fantástico (o líder do Quarteto) — que estava sendo julgado por ter salvo a vida de Galactus e, portanto, ser co-responsável pelas vidas que o Devorador de Mundos tirou depois disto, como no ato de consumir o mundo-sede do império Skrull, por exemplo. Através de um depoimento de Odin (das HQs de “Thor”) — só aceito plenamente após a intervenção da entidade cósmica Eternidade — foi a público que sua função é a de encontrar um planeta seguro, que fosse capaz de sobreviver a próxima entropia do universo, uma vez que o próprio Galactus seria o único sobrevivente de uma entropia anterior.

Galactus é considerado uma das cinco entidades essenciais dentro do universo de heróis Marvel, juntamente com Eternidade, Morte, Infinito, e Oblivion. Galactus foi mencionado como a “terceira força do Universo”, ao lado de Eternidade e Morte. Eternidade e Morte consideram Galactus um semelhante e um irmão, sendo que Morte certa vez se referiu a Galactus como “marido, pai, irmão e filho”.

Galactus


Outras identidades
  • Galan


  • Grupos
  • Taanos



  • Relate algum problema encontrado nesse personagem