Vertigo: Além do Limiar


Frauzio



Licenciador: Marcatti
País de origem: Brasil
Criado por: Marcatti

Lista de revistas com participação de Frauzio

    Primeira aparição no:
  • Brasil
    Frauzio  n° 1 - Escala
Frauzio é um onanista incontrolável e um vagabundo inútil (se é que existe algum vagabundo útil). Mas, sem dúvida, trata-se de um carismático bosta n'água.
Mora com sua avó que vem em seu socorro toda vez que seus destrambelhos fogem do controle.

Cada gibi do Frauzio traz uma HQ completa narrando alguma de suas encrencas.
Desde seu surgimento em julho de 2001, Frauzio já estrelou dezenas de HQs nojentas, escatológicas e absurdas.

FRAUZIO, o mais longevo e o mais importante personagem criado por Marcatti, surgiu em 2001 através da oportunidade e do incentivo de Carlos Rodrigues. Atualmente editor e fundador da Editora Criativo, Carlos viabilizou o projeto de uma revista do personagem para a Editora Escala.

Com tiragens em torno de 35 mil exemplares, cada uma das seis primeiras revistas do FRAUZIO foi distribuída em bancas de jornais em todo Brasil. Como não havia restrição de faixa etária, o conteúdo das HQs logo despertou a ira de pais, mães, tias e tios conservadores e o título acabou sendo cancelado.

Além do próprio autor, o "padrinho" do personagem Carlos Rodrigues também ficou chateado com o cancelamento e, através de sua própria editora Opera Graphica, lançou "Questão de Paternidade", aventura inédita com 40 páginas em um álbum com formato 21x28 cm.

Em 2003, Marcatti criou sua editora para lançar "Desventuras de Frauzio" em bancas. Com o conteúdo mais pesado, a revista passou a ser direcionada ao público adolescente.

Saíram 4 edições no formato "americano", 17 x 26 cm. Mas a pouca estrutura da editora diante do inconsequente e suicida sistema de distribuição em bancas enterrou a editora em uma dívida astronômica e o título foi cancelado.
O resgate de um "sono" de quase 5 anos do Frauzio veio através da Devir Editora que lançou "Ares da Primavera". O livro com 80 páginas traz a HQ mais longa do personagem até hoje.

Com a aquisição de uma antiga máquina de impressão offset, Marcatti inicia o longo processo de resgate de toda sua obra cuja maior parte se encontrava esgotada. Intercalando lançamentos inéditos e reedições, desde julho de 2021, mês e ano em que o personagem comemorou duas décadas de seu surgimento.

Em novembro de 2021, Frauzio volta a ser produzido mensalmente iniciando assim o sistema de assinatura.

FONTE: https://www.catarse.me/marcattihq

Frauzio



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Dimas Mützenberg
  • Adicionado por
    Dimas Mützenberg
    em 04/08/2016 15:08:00