Vertigo: Além do Limiar


Filipe dos Santos Freire



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Filipe dos Santos Freire

Filipe dos Santos Freire [1680-1720] foi um tropeiro português, representante das camadas populares de Vila Rica (atualmente Ouro Preto), o qual instigou a Revolta de Vila Rica, em 28 de junho de 1720, movimento político no Brasil colonial contra a proibição pelo governador português da capitania de Minas, Dom Pedro de Almeida, Conde de Assumar, da saída de ouro em pó da região das Minas. A lei – de 11 de fevereiro de 1719 –, obrigava a transformação do ouro em pó em barras de ouro nas casas de fundição locais e, assim, só podiam ser negociadas barras cunhadas com as armas do Rei e com desconto de um quinto do montante, o qual ficava para a coroa.

Em 28 de junho (1720) teve início a revolta em Vila Rica, quando cerca de 2000 revoltosos dirigiram-se para Ribeirão do Carmo, atual Mariana, e pressionaram o governador para que atendesse às suas exigências. Este concordou com os pedidos dos revoltosos, pois não contava com forças armadas para enfrentá-los. Assim que conseguiu reunir tropas suficientes, o governador voltou atrás, esmagou a revolta e mandou prender os líderes do movimento.

Por sua participação, Filipe foi capturado em Cachoeira do Campo, enforcado e teve o corpo atado a quatro cavalos e, consequentemente, esquartejado. A ordem partiu do Conde de Assumar, o qual, para isso, não tinha jurisdição. Os outros revoltosos foram perdoados, como Frei Vicente Botelho e seu pai, o ouvidor Manuel Mosqueira da Rosa. As partes do corpo de Filipe dos Santos foram colocadas em pedaços de madeira e espalhadas pela cidade como aviso às pessoas que se revoltavam contra os reis.


FONTES:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Filipe_dos_Santos
https://brasilescola.uol.com.br/biografia/filipe-dos-santos-freire.htm

Filipe dos Santos Freire



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 25/05/2012 16:51:00