Vertigo: Além do Limiar


Fidêncio, O Gaúcho



Licenciador: Julio Shimamoto
Criado por: Júlio Shimamoto

Lista de revistas com participação de Fidêncio, O Gaúcho

No ano de 1864, o Brasil entrou em guerra com seu vizinho, o Paraguai. As tropas guaranis invadiram o país pelas regiões sul, pelos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Os soldados brasileiros revidaram e, em 1870, terminou aquela que ficou conhecida como a Guerra do Paraguai.

O Rio Grande do Sul foi um dos estados que mais sofreram nos anos pós-guerra. E é nesse período que começa a nossa trama. Como o próprio nome da tira diz, trata-se da história de um gaúcho, um ex-soldado, chamado Fidêncio, que esteve envolvido no campo de batalha e passa a viver novas aventuras após o fim dos combates.

A série foi criada por Júlio Shimamoto, em abril de 1963. Meses depois, quando o suplemento infanto-juvenil “Folhinha de S. Paulo” estava sendo preparado por Lenita Miranda e sua equipe, decidiu-se incluir quadrinhos em seu conteúdo, para torná-lo mais atraente aos leitores. Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, ficou então encarregado de comandar a parte dos quadrinhos. Como Shimamoto o estava ajudando no projeto, Mauricio lhe pediu uma nova tira.

“Ele queria algo que fosse uma espécie de `Zorro brasileiro', para ser publicada no jornal”, contou Shimamoto ao site Universo HQ. “Para seguir esse estilo, logo pensei em cangaceiro e gaúcho. Mas cangaceiro já estava saturado na época, além de sempre ser mostrado na figura de bandido. Como em 1962 eu trabalhei da CETPA, em Porto Alegre, trouxe um grande conhecimento sobre a região e o povo de lá. Li muitos livros. Então, escolhi um gaúcho para estrelar a trama”, explicou.

A estréia da “Folhinha de S. Paulo” e do “O Gaúcho” aconteceu em 8 de setembro de 1963. Apesar do retorno financeiro não ter sido muito bom, trouxe prestígio e repercussão ao criador. A tira, com o copyright da MSP (Maurício de Sousa Produções), chegou até a ser cotada para ganhar uma adaptação na TV Tupi, em forma de seriado. Infelizmente, acabou não acontecendo.

Como o dinheiro das tiras não era suficiente para se manter, Shima passou a dividir as histórias com o trabalho em agências de publicidade. Isso durou até 1965, quando a produção de “O Gaúcho” foi encerrada.

Em 1985 as histórias forma republicadas pela Editora Noblet, na revista “Carabina Slim”, e atualmente é um dos títulos da editora independente JÚpiter 2 (ex-SM Editora).



http://www.universohq.com/quadrinhos/gaucho_intro.cfm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fid%C3%AAncio,_o_ga%C3%BAcho

Fidêncio, O Gaúcho



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • zurgk
  • Adicionado por
    zurgk
    em 07/11/2009 01:17:00