Vertigo: Além do Limiar


Fernão Dias Pais



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Fernão Dias Pais

Fernão Dias Pais Leme [1608-1681] foi um célebre bandeirante paulista conhecido como "O Caçador de Esmeraldas". Os bandeirantes tinham o objetivo de procurar riquezas minerais e encontrar mão-de-obra indígena. No século XVI foram organizadas as primeiras expedições, sobretudo no litoral. No começo do século XVII, as bandeiras se embrenhavam pela mata em busca de mão-de-obra indígena para trabalhar nas plantações de cana de açúcar. Fernão Dias Pais nasceu na vila de São Paulo de Piratininga, filho e neto dos primeiros povoadores da capitania de São Vicente. O povoado de São Paulo do começo do século XVII não passava de uma vila isolada do litoral e do progresso, pela Serra do Mar. Não era como o Nordeste açucareiro enriquecido pela exportação agrícola.

São Paulo produzia para seu próprio consumo e se destacava pelo comércio de mão-de-obra indígena com o Nordeste para o trabalho na indústria açucareira. Em busca de índios, os paulistas se embrenhavam pela mata em expedições conhecidas como “bandeiras”. Todavia, quando os holandeses invadiram e ocuparam o Nordeste, em 1642, monopolizaram o comércio de escravos africanos. Em 1654, com a expulsão dos holandeses, o açúcar brasileiro entrou em decadência, barrado pela concorrência dos holandeses, os quais iniciaram o plantio da cana-de-açúcar nas Antilhas. Em 1660, Fernão Dias casou-se com Maria Garcia Betim, descendente do índio Tibiriçá pelo lado materno e de um irmão de Pedro Alvares Cabral pelo lado paterno.

Fernão dias era considerado o mais rico dos paulistas, dono de muitos escravos e proprietário de vastas fazendas. Em 1661, ao voltar de uma expedição, não soube o que fazer com tanto índio, pois Pernambuco e Bahia não tinham interesse, pois os escravos africanos lhes bastavam. O governo português, preocupado com a crise do açúcar, passou a financiar as bandeiras e a conceder títulos e privilégios aos bandeirantes como forma de estimulá-los na procura das grandes minas. Fernão Dias foi um dos representantes mais importantes desse período. Empreendeu, em 1674, uma formidável caravana, da qual fazia parte seus filhos Garcia Rodrigues Pais e José Dias Pais, além do seu genro Manuel Borba Gato e muitos índios. Esta foi atraída pela lenda das esmeraldas de Sabarabuçu.

Marcos Azevedo havia afirmado ter encontrado as preciosas pedras no início do século, mas recusou-se a indicar o local da mina. Durante sete anos – de 1674 a 1681 –, Fernão Dias explorou uma extensa área do interior de Minas Gerais. Diversos integrantes da bandeira desistiram da jornada e retornaram para São Paulo. O exato roteiro da bandeira de Fernão Dias permanece misterioso, mas é certo que, após o primeiro trecho, ele seguiu rumo ao nordeste, até atingir a bacia do rio Jequitinhonha, no norte do atual estado de Minas Gerais. Foi lá que finalmente encontrou as lindas pedras verdes que julgava serem as esmeraldas de Sabarabuçu.

No local, Fernão Dias fundou mais um arraial, denominado “Sumidouro”, onde permaneceu durante quatro anos. Em 1681, Fernão Dias tomou o caminho de volta a São Paulo, mas morreu nas proximidades do rio das Velhas, em Minas Gerais, sem saber que as pedras eram, na verdade, apenas turmalinas. A bandeira de Fernão Dias abriu o caminho para a segunda e grande etapa dos bandeirantes e da conquista do ouro e do diamante. Garcia Rodrigues Paes, seu filho mais velho, levou seus restos mortais para São Paulo, onde foram enterrados na Igreja de São Bento.

FONTE:
https://www.ebiografia.com/fernao_dias/

Fernão Dias Pais



Relate algum problema encontrado nesse personagem