Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Fernando Henrique Cardoso



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso – Rio de Janeiro, 18 de junho de 1931 –, 34.º presidente da República Federativa do Brasil, entre 1995 e 2003, é também sociólogo, cientista político, professor universitário, escritor e político filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Natural do Rio de Janeiro, mudou-se com sua família para São Paulo, onde se casou, em 1953, com a antropóloga e colega de faculdade Ruth Vilaça Correia Leite, com quem teve três filhos. FHC graduou-se em Sociologia pela Universidade de São Paulo e mais tarde tornou-se professor emérito daquela universidade. Perseguido após o golpe militar de 1964, exilou-se no Chile, na França e retornou ao Brasil em 1968. Lecionou em universidades estrangeiras e desenvolveu uma importante carreira acadêmica, na qual produziu diversos estudos sociais premiados. FHC – como também é conhecido – coordenou a elaboração da plataforma eleitoral do MDB.

Em 1978, iniciou sua carreira política ao concorrer ao Senado Federal. Elegeu-se suplente de Franco Montoro e, após a eleição deste para o governo de São Paulo, assumiu sua cadeira no Senado em março de 1983. Participou da campanha das Diretas Já, na qual contribuiu para que não houvesse radicalização política durante a transição para a democracia. Em 1985, foi derrotado por Jânio Quadros para a prefeitura de São Paulo e reelegeu-se senador um ano depois. Tornou-se um dos principais líderes nacionais do PMDB e, juntamente com outros dissidentes do partido, ajudou a fundar o PSDB em 1988. Após o impeachment de Fernando Collor, foi nomeado por Itamar Franco ministro das Relações Exteriores e ministro da Fazenda. Neste cargo, chefiou a elaboração do Plano Real, o qual estabilizou a economia. O sucesso do plano ajudou-o a ser eleito Presidente da República no primeiro turno da eleição de 1994.

Prosseguiu com as reformas econômicas iniciadas, as taxas de inflação continuaram baixas, houve a privatização de diversas empresas e a abertura de mercado, o que possibilitou maior visibilidade no mercado externo. O governo conseguiu a aprovação de leis na área econômica e administrativa, como a que permitiu a reeleição para cargos executivos. Em 1998, venceu a eleição presidencial no primeiro turno e tornou-se o primeiro presidente, até então, a ser reeleito. Durante o segundo mandato, crises internacionais, uma forte desvalorização do Real, a crise do apagão e outros acontecimentos causaram uma grande queda de sua popularidade. Atualmente, FHC preside a Fundação Fernando Henrique Cardoso – fundada por ele em 2004 – e participa de diversos conselhos consultivos em diferentes órgãos no exterior, como o Clinton Global Initiative, Universidade Brown e United Nations Foundation. Também é membro do The Elders, da Academia Brasileira de Letras, e presidente de honra do PSDB.


FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Henrique_Cardoso

Fernando Henrique Cardoso



Relate algum problema encontrado nesse personagem