Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(60)
A
(3111)
B
(2768)
C
(4151)
D
(2919)
E
(1534)
F
(1505)
G
(2151)
H
(1623)
I
(831)
J
(2234)
K
(1364)
L
(1989)
M
(3954)
N
(1109)
O
(798)
P
(2662)
Q
(195)
R
(2361)
S
(4148)
T
(2776)
U
(333)
V
(969)
W
(538)
X
(288)
Y
(264)
Z
(626)
Farrapo
Nome:
Arnold Paffenroth
Nome original:
Tatterdemalion
Licenciador:
Marvel Comics
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Gerry Conway
,
Tom Sutton
Lista de revistas com participação de Farrapo
Primeira aparição no:
País de origem
Brasil
Farrapo, cujo nome original é Tatterdemalion, é um personagem do Universo Marvel conhecido por sua trajetória trágica ligada às consequências fracassadas do soro do Super-Soldado. Seu nome verdadeiro é Arnold Paffenroth, um homem marginalizado que vivia nas ruas de Nova York antes de se tornar uma figura recorrente nas histórias do Capitão América.
O personagem foi criado por Gerry Conway, no roteiro, e Tom Sutton, na arte, fazendo sua primeira aparição em Captain America #247, de 1980. Nessa história, Arnold surge como parte do arco que envolve o grupo de indivíduos mentalmente afetados por experimentos mal-sucedidos relacionados ao soro do Super-Soldado, especialmente em tramas associadas ao vilão Flag-Smasher.
A transformação de Arnold Paffenroth em Farrapo não lhe trouxe heroísmo nem grande poder. Pelo contrário, o processo apenas agravou sua instabilidade mental, deixando-o confuso, agressivo e emocionalmente fragmentado. Vestindo roupas rasgadas e agindo de forma errática, ele passou a ser visto mais como um reflexo humano do fracasso científico e social do que como um vilão tradicional. Sua condição o aproxima de outros personagens semelhantes, como Madcap e Vermin, todos marcados por destinos distorcidos pela tentativa de recriar artificialmente o ideal representado pelo Capitão América.
Embora Mark Gruenwald, com arte de Paul Neary, não tenha criado o personagem, foi durante a fase de Gruenwald em Captain America que Farrapo ganhou maior contextualização dentro desse grupo de “descartes” do soro, reforçando seu papel simbólico na mitologia da série. Nessas histórias posteriores, ele passa a funcionar como um contraponto direto a Steve Rogers, evidenciando o custo humano por trás de experimentos irresponsáveis e da militarização da ciência.
Assim, Farrapo permanece no Universo Marvel como uma figura secundária, porém significativa, representando as falhas morais e sociais que surgem quando a busca por poder ignora as consequências humanas.
Grupos
Plantão Noturno
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antonio Pontes Junior
em 30/01/2008 12:34:00
Editado por
Gustavo Pinho de Melo
,
Antonio Pontes Junior
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*