Ofertas na Amazon!


Eva



Licenciador: Personagem Bíblico


Lista de revistas com participação de Eva

Eva foi a primeira mulher da humanidade, criada por Deus a partir de uma das costelas de Adão para que fosse sua companheira (Gênesis 2:20-22). Eva foi mãe de Caim, Abel, Seth e outros filhos, cujos nomes a Bíblia não menciona. Antes de falarmos sobre o significado do nome Eva, vale ressaltar que, primeiramente, Adão declarou que ela seria chamada “varoa” (ou mulher). Essa palavra traduz o hebraico ishah. Seu significado está relacionado ao fato de que do varão (hebraico ish) ela foi tomada (Gênesis 2:23). Alguns estudiosos acreditam que os termos “ish” e “ishah” possuem etimologias distintas, mas isso não pode ser afirmado com exatidão, pois o hebraico possivelmente não foi o idioma original em que Eva foi denominada. Foi somente após a desobediência de Adão e Eva a Deus que Adão chamou sua mulher de Eva (Gênesis 3:20).

O grande problema é que não se sabe o idioma original da qual esse nome deriva, o que faz com que o significado exato desse nome seja incerto. Contudo, é amplamente aceito Eva, do hebraico “hawah”, significa “vida”, “que dá vida”, ou, ainda, “vivente”, no sentido de que ela é a mãe de todos os vivos, do hebraico “hay”. Essa mesma discussão se estende sobre o significado e aplicação do termo “hawah”. Alguns estudiosos acreditam que esse termo seja uma forma anterior de “hayah”, que significa “coisa viva”. Outros estudiosos vão ainda mais além, e defendem uma semelhança de “hawah” com o termo aramaico “hiwya”. Esse termo aramaico significa “serpente”, o qual, nesse caso, estaria relacionado ao episódio de sua desobediência. Todavia, esta última posição é a menos aceita. Na Vulgata, o nome da primeira mulher aparece como “Heva”.

É justamente esse nome latino que dá origem ao nome Eva, em português. A Bíblia não traz muitos detalhes sobre a vida de Eva. Ela é mencionada pelo nome apenas duas vezes em todo Antigo Testamento. (Gênesis 3:20; 4:1), e a palavra “mulher” é a mais utilizada para se referir a ela. Após o nascimento de Seth, existem apenas meras referências sobre ela na Bíblia. No Novo Testamento, ela é citada por Paulo em 2 Coríntios 11:3 e 1 Timóteo 2:13. O que se sabe é que ela foi tentada pela serpente e não conseguiu resistir e serviu como instrumento pelo tentador para fazer com que Adão comesse do fruto proibido por Deus. Essa atitude foi uma transgressão da Palavra de Deus, e resultou na entrada do pecado no mundo. Por causa disso, toda a humanidade foi lançada em um estado de rebelião contra Deus.

Eva foi especialmente sentenciada por Deus a ter o trabalho de parto acompanhado por grande dor. Além disso, ela também passaria a ser dominada por seu marido. Antes mesmo do pecado, a mulher já era subordinada ao homem. Porém, a liderança do homem era boa e moralmente pura. Após o pecado, essa liderança passou a ser moralmente corrompida, o que fez com que a subordinação da mulher fosse custosa e sofrida. A Bíblia, aliás, não faz justiça a Eva e, consequentemente, às mulheres como um todo, pois a coloca em posição de inferioridade e de submissão, algo posteriormente difundido pela "santa" Igreja católica e lamentavelmente ainda presente em uma sociedade hipócrita e machista, na qual as mulheres ainda lutam por justas condições de igualdade.


FONTE:
https://estiloadoracao.com/quem-foi-eva-conheca-a-biografia-de-eva/

Eva



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • zurgk
  • Adicionado por
    zurgk
    em 28/07/2012 11:27:00