Vertigo: Além do Limiar


Espiral



Nome: Rita Wayword
Nome original: Spiral
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Ann Nocenti, Arthur 'Art' Adams

Lista de revistas com participação de Espiral

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Longshot (1985)  n° 1 - Marvel Comics
Rita Wayword era uma dublê profissional de filmes de ação conhecida como Rita Ricochete, que começou um romance com Longshot. Ele a levou para o Mojoverso e passaram a lutar juntos pela libertação do povo escravizado por Mojo, porém Rita foi capturada.

X-Babies: Mojo colocou Rita presa na proa de seu barco voador, mas foi salva pelos X-Babies, e assim ela virou guardiã deles. Ao tentarem escapar dos guardas de Mojo, Rita e os X-Babies fugiram por um portal dimensional.

O Agente :Depois disso, Rita é novamente capturada por Mojo, que desta vez, a transforma no Agente. Fazendo de tudo para convencê-los a assinar novos contratos para aparecer na TV de Mojo. E assim vai capturando um a um.
Kitty é enganada diversas vezes, sendo levada a assinar documentos e autógrafos no Mundo de Mojo que na verdade são contratos Os X-Babies conseguem atualizar seus contratos com Mojo e se libertam, enquanto Rita permanece prisioneira do vilão adiposo.

Espiral: Novamente nas mãos do vilão interdimensional, Mojo, Rita é transformada em Espiral por Arize, com poderes de dançar entre os lapsos de tempo e espaço com o propósito de voltar ao passado e impedir a ela mesma, como Rita, de se unir à Longshot. Fadada a falhar sempre e gerar um círculo vicioso temporal em sua eterna reprise. Espiral mata Quark, o melhor amigo de Longshot.

Força Federal: Insatisfeita com Mojo, Espiral foge para a Terra, se unindo à Força Federal, equipe governamental de Valerie Cooper, formada por criminosos mutantes que receberam indultos.
A Força Federal inicialmente foi muito bem-sucedida, enfrentou os Vingadores, os X-Men e em sua primeira missão, capturou o Magneto.

Loja de Corpos: Espiral criou sua própria Loja de Corpos, base onde projetava implantes cibernéticos e modificações em geral. Capturou Rachel Summers, após ser gravemente ferida, e transformou a samurai Lady Letal em ciborgue, para lutar de igual para igual contra Wolverine.
Ela também faz um acordo com Matsuo, onde ela transfere a mente de Betsy para o corpo da asiática Kwannon. Foi assim que Psylocke, uma britânica, se tornou asiática.
Foi revelado que Espiral tinha conquistado uma linha do tempo alternativa onde ela é referida como “O Apocalipse”. Lá ela conseguiu matar a grande maioria dos heróis da Terra, e apenas Cable e alguns membros da X-Force e dos Novos Mutantes sobreviveram. Espiral sequestrou o Mancha Solar o torturou fazendo sexo com ele até o momento em que ele foi resgatado. Com a ajuda de Shatterstar, Espiral foi derrotada e retornou para os serviços de Mojo.

Rejeitada por Mojo: Em algum momento, Mojo cansou-se da espiral, desagradado por seu serviço e removeu o poder dela de teleporte trans-realidade, então abandonou-a na Terra. Lá, desesperada, ela tentou sobreviver e encontrou uma jovem mutante telepata, Ginny, a quem ela usou para ganhar dinheiro, na venda de suas habilidades como uma pretensa droga (o "TAO"). Ginny conseguiu salvar a vida de Espiral e a relação das duas se tornou mais sólida do que uma simples exploração.
Com o fim do grupo X-Force, Tempestade e Psylocke foram designadas para uma tarefa por Wolverine em uma missão em Los Angeles. Eles acompanharam Puck, que estava interrogando sobre um traficante que estava vendendo uma droga chamada TAO.
Os três seguiram a fonte da droga para um clube de Los Angeles, um banco velho dos anos 20 que o traficante usa para vender drogas e uma dançarina que revelou ser Espiral, chamada de Diva de L.A. no centro da cidade. Psylocke foi incapaz de abster-se de atacar Espiral – engajando-se em combate aberto e ameaçando matá-la se os clubbers interviessem. Tempestade e Puck usando esta distração abrem o cofre de Espiral e ficaram surpresos ao encontrar uma jovem garota desnutrida, Ginny. No entanto, a garota era, de fato, uma telepata e a fonte provável da droga TAO em si. Confusa e assustada, ela ordenou mentalmente aos clubbers para apreender Psylocke e salvar Espiral.
Ginny e Espiral conseguem escapar dos heróis e retornam ao flat de Rita, onde elas são novamente encontradas. O flat foi rapidamente atacado por um Bishop do futuro, que estava procurando a jovem garota, a qual ele abduziu.

Poderes: Espiral tem poderosas habilidades místicas. Com gestos ou movimentos de dança, ela pode se teleportar e muitas pessoas a grandes distâncias. Teletransporte e feitiços poderosos exigem movimentos de dança mais complicados. Os poderes mágicos de Espiral podem ser acionados através de gestos com as mãos. Espiral muitas vezes incorpora facas e espadas em ataques mais complicados. Espiral pode também disfarçar-se através de sua magia. Espiral pode abrir portais entre dimensões e viajar através do tempo, embora tenha sido a entender que ela às vezes requer a ajuda de Mojo para se teleportar com sucesso de uma dimensão para outra. Foi igualmente estabelecido que a Espiral tem conhecimento místico sempre que uma pessoa fala o nome dela.


Relate algum problema encontrado nesse personagem