Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Elzy Lay



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Elzy Lay

William Ellsworth “Elzy” Lay [1869-1934] foi um dos integrantes do grupo fora-da-lei Horda Selvagem, de Buth Cassidy, a quem conheceu no outono de 1889 e de quem se tornou amigo íntimo. Ele trabalhou brevemente na fazenda do pecuarista Matt Warner, o qual deu a Lay sua primeira dica de roubo. Através dele, Lay soube que um lojista próximo tinha uma grande soma em dinheiro. Warner, seu sobrinho Lew McCarty e Lay roubaram o homem e dividiram o dinheiro. Lay então abriu uma casa de jogos em Vernal, Utah. Por um tempo, foi lucrativo, até ser fechada pelo xerife do condado de Uintah, John T. Pope. Com isso, voltou para o rancho de Warner. Ele permaneceu lá até Butch Cassidy ser libertado de uma sentença de prisão de 18 meses.

Em abril de 1897, Cassidy e Lay planejaram o roubo da folha de pagamento em Castle Gate, Utah. Em 21 de abril de 1897, a folha de pagamento chegou, e Cassidy e os membros de sua gangue simplesmente saíram em plena luz do dia, sacaram suas armas e levaram US$ 7.000. Um membro da quadrilha chamado Joe Walker teria desativado as linhas do telégrafo a fim de evitar que a notícia do assalto fosse transmitida às autoridades locais. Cassidy e Lay viajaram para o Novo México e, a nesta época, já chamavam a quadrilha de “Horda Selvagem” ou “Bando Selvagem” ("Wild Bunch"). Lá trabalharam por um curto período, no "WS Ranch", antes de seguirem para Wyoming. Eles cometeram seu roubo mais famoso em dois de junho de 1899: um trem da Union Pacific, próximo a Wilcox, Wyoming.

Cassidy, Lay, Kid Curry e outros membros da gangue, Sam Ketchum e Bill Carver, foram para o Novo México. Em 11 de julho de 1899, sem Cassidy, Lay liderou Curry, Ketchum e Carver no roubo de um trem perto de Folsom, Novo México. O roubo foi bem-sucedido, mas um destacamento bem liderado, comandado pelo Xerife Ed Farr, do condado de Huerfano (Colorado), logo os encurralou. No primeiro tiroteio que se seguiu, o deputado do condado de Doña Ana, Kent Kearney foi baleado e morreu no dia seguinte. Outro deputado foi ferido e também o fora-da-lei Sam Ketchum. A gangue escapou dessa ameaça imediata, mas os ferimentos de Ketchum os seguraram, e novamente eles foram encurralados na mesma área em 16 de julho de 1899.

Eles enfrentaram o Xerife Farr e o deputado Henry Love em um tiroteio, o qual resultou na morte de Farr e, poucos dias depois, na de Love. Lay também foi ferido, mas escapou, assim como Curry e Carver. Ketchum, todavia, foi capturado e morreu sob custódia devido aos ferimentos. Em 16 de agosto de 1899, Lay foi encurralado e capturado em Carlsbad, Novo México. Recebeu uma sentença de prisão perpétua, a qual cumpriu na Penitenciária do Estado do Novo México. Lay passou sete anos na prisão, onde se tornou administrador do diretor. Nessa função, acompanhou o diretor até Santa Fé. Ao retornar, eles descobriram que os presidiários haviam levado a esposa e a filha do diretor como reféns para dentro da prisão. Lay conseguiu convencer os presos a libertar as mulheres e, por esse ato, foi perdoado pelo governador Miguel Antonio Otero, em 10 de janeiro de 1906.

Após sua libertação, encontrou o seu caminho para Baggs, Wyoming, uma pequena cidade rural ao norte da fronteira com o Colorado, onde trabalhou como explorador de petróleo e proprietário de saloon, porém sem muito sucesso. Conheceu e se casou com Mary Calvert, com quem se mudou para o sul da Califórnia, onde supervisionou a construção do sistema de canais All American, em Riverside e Imperial Valley, ao norte da fronteira com o México. Ele e Maria criaram dois filhos, um filho e uma filha. Lay morreu em 10 de novembro de 1934, em Los Angeles. Ele está enterrado em Forest Lawn, em Glendale, Califórnia.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Elzy_Lay


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • pricardoam
  • Adicionado por
    pricardoam
    em 10/04/2013 15:03:00