Ofertas na Amazon!


Elias



Licenciador: Personagem Bíblico
País de origem: Israel


Lista de revistas com participação de Elias

O profeta Elias viveu no século XI antes de Cristo, durante os reinados de Acabe e Acazias, no reino do norte. Vale lembrar que, em sua época, o povo de Israel havia se divido em dois reinos: Judá, ao sul, com capital em Jerusalém e Israel, ao norte, com capital em Samaria. No tempo de Elias, o reino do norte havia alcançado sua melhor posição econômica desde que havia ocorrido a separação do reino após a morte de Salomão. Elias – cujo significado é “Jeová é Deus” – morava na terra de Gileade, a leste do Rio Jordão. O rei Onri (885-874 a.C.) procurou estabelecer boas relações com as nações vizinhas. Ele casou seu filho, Acabe, com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônicos. Esse casal introduziu em Israel a adoração ao deus Baal de Tiro e Sidom.

Acabe se encarregou até de construir um templo para Baal em Samaria (1 Reis 16:32). Nesse contexto turbulento de idolatria e paganismo, Elias foi chamado a servir como porta voz de Deus. Ele recebeu a responsabilidade de lembrar aos israelitas que eles eram o povo do Senhor. O ministério de Elias pode ser organizado em seis importantes episódios: o aviso acerca da seca eminente e seu isolamento; a luta no Monte Carmelo onde enfrentou os profetas de Baal; a fuga para Horebe; o episódio que envolveu Nabote; a profecia acerca de Acazias; e sua translação ao céu. Ele é citado tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Além dos livros de 1 e 2 Reis, onde sua história está registrada, o profeta Elias aparece em outras duas referências no Antigo Testamento.

Em 2 Crônicas 21:12-15 temos notícias de que Elias enviou uma carta ao rei de Judá, Jeorão. Este havia sucedido seu pai, o rei Josafá, e foi repreendido por ter decidido seguir o padrão idólatra dos reinos do norte (Israel), ignorar o caminho do temor e da obediência a Deus, e se distanciar do que fora feito por Asa e por Josafá. Há também uma referência a Elias no livro Malaquias 4:5. O profeta é mencionado como precursor do “grande e terrível Dia do Senhor”. Alguns acreditam que essa profecia conecta Elias as duas testemunhas do Apocalipse. Porém, o próprio Jesus indicou que se trata de uma referência ao ministério de João Batista (cf. Mateus 17:10-13; Marcos 9:11-13; Lucas 1:13,17). O Antigo Testamento menciona três outros homens com o mesmo nome de Elias.

O primeiro, foi um benjamita (1 Crônicas 8:27,28); os outros dois, um sacerdote e o filho de um sacerdote, os quais casaram com mulheres gentílicas (Esdras 10:21,26). No Novo Testamento, Elias é citado várias vezes principalmente em relação à identificação de seu ministério com o de João Batista. Entretanto, a menção mais extraordinária de Elias no Novo Testamento é no episódio da transfiguração de Jesus. O profeta apareceu junto de Moisés ao lado de nosso Senhor (Mateus 17:1-3; Marcos 9:4). Ainda no Novo Testamento, o apóstolo Paulo cita o profeta Elias (Romanos 11:2-4) e Tiago, em sua epístola, também o faz ao expôr a importância da oração (Tiago 5:17,18).

FONTE:
https://estiloadoracao.com/historia-do-profeta-elias/

Elias



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • zurgk
  • Adicionado por
    zurgk
    em 30/04/2015 14:29:00