Ofertas na Amazon!


Eleanor de Aquitaine



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Eleanor de Aquitaine

Duquesa da Aquitânia e Condessa de Poitiers (1137-1204) por seu próprio direito, Eleanor da Aquitânia [1122-1204] foi uma das mulheres mais ricas e poderosas da Idade Média. Ela foi ainda Rainha consorte da França (1137-1152), como esposa de Luís VII, e depois da Inglaterra (1154-1189), como esposa de Henrique II, além de ter sido matriarca da dinastia plantageneta, a qual governou a Inglaterra entre 1154 e 1485. Era a filha mais velha de Guilherme X da Aquitânia, a quem sucedeu em 1137, e de Aenor de Châtellerault. Foi patrona de figuras literárias importantes, como Bernart de Ventadorn, Wace e Benoît de Sainte-Maure, assim como de várias ordens e congregações religiosas católicas, como a Abadia de Fontevraud. Liderou exércitos várias vezes durante sua vida, inclusive na Segunda Cruzada.

Ao se tornar Duquesa de Aquitânia aos 14 anos, Leonor tornou-se a noiva mais cobiçada da Europa. Casou-se três meses após se tornar Duquesa, com o Rei Luís VII de França, com quem teve duas filhas. Como Rainha da França, participou da Segunda Cruzada. Viajou à Palestina na liderança do exército da Aquitânia e do Poitou contra as forças do Islã. Após 15 anos, como Rainha da França, pediu a anulação do seu casamento ao papa Eugênio III, a qual foi concedida em 21 de março de 1152, com base na consanguinidade do casal (eram primos em 4º grau). As suas duas filhas foram declaradas legítimas e a sua custódia foi concedida a Luís, enquanto as terras de Leonor lhe foram devolvidas. Logo após a anulação, casou-se com Henrique, Duque da Normandia e Conde de Anjou, em 18 de maio de 1152, na Catedral de Poitiers.

Dois anos depois, no Natal de 1154, ela e seu marido, agora Henrique II, foram coroados Rei e Rainha da Inglaterra, na Abadia de Westminster, em Londres. Durante os 13 primeiros anos de casados, Henrique e Leonor tiveram oito filhos. Contudo, em 1171 se desentenderam por conta dos casos extraconjugais dele. O monarca mandou prendê-la em 1173, por ela ter apoiado a revolta de seus filhos – Henrique, Ricardo e Godofredo – contra ele. Leonor só foi libertada em seis de julho de 1189, quando o seu marido morreu e seu segundo filho, Ricardo Coração de Leão, subiu ao trono da Inglaterra. Como Rainha-mãe, Leonor atuou como regente da Inglaterra e da Normandia quando Ricardo partiu para a Terceira Cruzada e negociou o resgate deste quando foi preso na Áustria.

Quando da ascensão de seu filho João, em 1199, Leonor participou de suas últimas batalhas para garantir a sua permanência no trono. E após uma intensa vida de 82 anos, tomou o véu na Abadia de Fontevraud, onde morreu como monja, em 1º de abril de 1204. Na cultura popular foi interpretada por atrizes como Katherine Hepburn – em “O Leão no Inverno” (1968) – e Glenn Close (na refilmagem para a TV, em 2003, de “O Leão no Inverno”), entre outras. Também apareceu em livros, como “When Christ And His Saints Slept”, “Time and Chance”, “Devil's Brood”, “Here Be Dragons”, “The Queen's Man”, “Cruel as the Grave”, “Dragon's Lair” e “Prince of Darkness”, da escritora Kay Penman, entre diversos outros autores.

Na imagem, Eleanor retratada por Mary Howitt, em seu livro: "Biographical Sketches of the Queens of England, From the Norman Conquest to the Reign of Victoria; or The Royal Book of Beauty".

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonor_da_Aquit%C3%A2nia

Eleanor de Aquitaine



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 04/11/2010 19:28:00