Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Doutor Samson



Nome: Leonard Samson
Nome original: Doc Samson
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Herb Trimpe, Roy Thomas

Lista de revistas com participação de Doutor Samson

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Incredible Hulk, The (1968)  n° 141 - Marvel Comics
  • Brasil
    Incrível Hulk, O  n° 16 - Bloch

Primeira aparição: revista "Incredible Hulk" n° 141, 1971.

O Dr. Leonard Samson é um talentoso psiquiatra que, após se expôr à radiação gama, acabou desenvolvendo super-poderes, como força e resistência aumentada. É um dos melhores amigos do Dr. Bruce Banner, e busca constantemente uma forma de curá-lo de seu tormento.

O Psiquiatra Leonard Samson veio para o Exército dos EUA, que estava sobe o comando do General Ross, com um plano para curar a Betty Ross que tinha sido transformada em uma forma cristalina por uma transfusão de sangue com o criminoso Homem-Areia. Samson tinha as técnicas para inventar um projetor de raios de cathexis que drenaria as partículas energéticas de raios gama e a energia psíquica do Bruce Banner quando ele se transformasse no Hulk. Samson teorizou que seguindo esse processo, o Banner seria curado da instabilidade fisiológica que continuamente o transformava no Hulk. Esperando salvar Betty e ser curado, Banner participou da experiência. O raio de cathexis teve sucesso retrocedendo a Betty ao normal; porém, energias residuais drenadas do Banner permaneceram dentro do projetor. O Banner também estava curado. Mas Samson motivado por curiosidade científica, e provavelmente por um desejo para ganhar poderes sobre-humanos, se irradiou com as energias gama que estavam armazenadas no projetor. O resultado foi uma versão moderna de "Sansão" criado pela Marvel Comics, um psiquiatra musculoso, com longos cabelos verdes e com poderes sobre-humanos. Diferente do Dr Banner que é humano e somente fica poderoso quando se transforma em monstro (Hulk), os poderes do Dr Samson são permanentes em sua forma humana, sendo que seus cabelos verdes são o único efeito colateral visível da radiação gama.

Já alterado, o Dr Samson começou a dar em cima da Betty Ross. Em um momento de ciúmes, Banner, que estava curado, foi até o projetor e se bombardeou novamente com radiação gama, voltando a ser o Hulk. Samson chegou a perder os poderes sobre-humanos depois de ser alvejado por uma explosão concentrada de radiação gama direcionada para o Hulk. Porém, meses depois o Samson recuperou os poderes sobre-humanos, quando ele foi bombardeado através de intensa radiação gama de um gerador que havia explodido. Durante anos, o Dr. Samson, tentou capturar o Hulk e curar Banner. Durante a posse dele como professor universitário, ele foi chamado para fazer parte dos Vingadores da Costa Oeste, porém recusou a oferta, seguindo sua carreira médica.

Samson, após prender o Hulk, o dividiu em duas entidades diferentes, o Hulk e Banner. Hulk, separado de Banner, começou uma destruição global. Sentindo-se responsável pela destruição que este novo Hulk estava causando, Samson tentou recaptura-lo. Tempos depois, o Samson pôde tratar o Hulk mais uma vez, com a ajuda do Mestre do Picadeiro, líder do Circo do Crime e os poderes hipnóticos dele. Samson teve sucesso fundindo as três personalidades separadas do Hulk em apenas um novo e poderoso Hulk.

Em Guerra Civil, Dr. Samson é um dos primeiros super-humanos a entrarem para a Iniciativa.  Ele enfrentou a resistência do Capitão América em uma de suas primeiras batalhas e seu maior embate foi contra Hércules. Ele viu de perto a morte de Bill Foster, o Golias Negro pelas mãos do clone Thor.

Além de suas habilidades como psiquiatra experiente e renomado, após se expôr à radiação gama, o Dr. Leonard Samson adquiriu Super-Força (Já foi dito que sua força é 70% da força do Hulk, quando calmo, em algumas passagens é dito que ele tem a força igual ao do Hulk calmo), Resistência Sobre-Humana , Super-Regeneração e Vigor Super-Humano. Ele já conseguiu desacordar o Hulk com apenas um soco, mas isso com ajuda psicológica do Dr Banner, que confundiu o pensamento do Hulk com imagens de antigos inimigos, e permitiu que Samson aplicasse um golpe certeiro no monstro, que pensava que ele fosse mais uma imagem. Posteriormente ficou provado que ele não é páreo contra um Hulk furioso.

Teoricamente, da mesma maneira que o Sansão bíblico, os poderes do Dr Leonard Samson são dependentes do comprimento de seus longos cabelos verdes, que sempre são mantidos compridos, mas já foi dito que sua força e seu cabelo não possuem nenhuma ligação e que tudo é um delírio de sua mente, que se tornou instável após a exposição aos raios gama.

O Dr Leonard Samson não deseja a destruição do Hulk, mas uma forma de acabar com o tormento do Dr Banner e também utilizar o Hulk para o bem da humanidade, sendo que já teve um conflito com os pesos pesados dos vingadores (Homem de ferro, Hercules, Namor e Magnum) para impedir que eles matassem o Hulk, que já estava separado do Dr Banner.

No filme "O Incrível Hulk" (2008), Samson aparece apenas como um psiquiatra normal, interpretado por Ty Burrell.

Doutor Samson


Grupos
  • Caça-Hulk



  • Relate algum problema encontrado nesse personagem