Ofertas na Amazon!


Diomedes de Cálidon



Licenciador: Domínio Público
País de origem: Grécia


Lista de revistas com participação de Diomedes de Cálidon

Diomedes, filho de Tadeu, e neto de Ceneu, rei de Cálidon, foi educado na escola do Centauro Quiron, com vários heróis da Grécia. Comandou os etólios no cerco de Troia, e se distinguiu por tão belas ações, que foi considerado como o mais bravo do exército, depois de Aquiles e de Ajax, filho de Telemon.

Homero o representa como o favorito de Palas-Minerva. Com o auxílio dessa deusa, ele mata vários reis com a sua mão, e sai vitorioso dos combates singulares com Heitor, Enéias e os outros príncipes troianos. Com Ulisses apodera-se das flechas de Filoctetes, em Lemnos, dos cavalos de Reso, e rouba o Paladium.

Fere Marte e a própria Vênus, que vinha em socorro de seu filho Enéias, e que só conseguiu salvá-lo cobrindo-o com uma nuvem.

A deusa ficou tão despeitada que, para se vingar, inspirou à sua mulher Egialéia violenta paixão por um outro. Diomedes, ao par dessa afronta, a muito custo pôde escapar aos embustes que ela lhe preparou ao seu regresso, refugiando-se no templo de Juno, e indo estabelecer-se na Itália.

Aí, o rei Dano, tendo-lhe cedido metade dos seus Estados e dado sua filha em casamento, fundou a cidade de Arpi ou de Agripa.

Depois de morto, venerado como um deus, teve um templo ou um bosque sagrado nas margens do Timave.

Conta-se que durante a travessia da Grécia para a Itália, muitos dos seus companheiros, tendo injuriado Vênus, cuja perseguição os obrigava a se expatriar, foram de repente mudados em aves, abriram o voo, e começaram a dar voltas em torno do navio.

Acrescenta Plínio que essas aves, chamadas pássaros de Diomedes, recordando a sua origem, acariciavam os gregos e fugiam dos estrangeiros.





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Marcos Nash
  • Adicionado por
    Marcos Nash
    em 07/09/2020 21:49:00