Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Dico, O Artilheiro



Nome original: Dick The Gunner
Licenciador: King Features Syndicate
Criado por: Alfredo Grassi, José Luis Salinas

Lista de revistas com participação de Dico, O Artilheiro

Personagem-título de uma tira diária americana sobre futebol, publicada nos anos 70. Era desenhado pelo argentino José Luis Salinas, artista que, em 1976, recebeu o premio Yellow Kid.

Salinas começou a ganhar fama mundial quando foi contratado pelo distribuidor King Features para desenhar "Cisco Kid", que vinha do sucesso da TV. "Cisco" de Salinas foi publicado em 360 jornais de todo o mundo, e foi desenhado por ele até 1968, com algumas colaborações do seu filho, Alberto.

Em janeiro de 1973, ainda pela King Features, Salinas veio com "Dico, o Artilheiro", sem o mesmo sucesso de "Cisco", pois o tema futebol ("soccer") nunca foi muito feliz nos quadrinhos, ainda mais nos Estados Unidos. Ainda assim, "Dico" foi muito popular entre os leitores da década de 70.

Mas as raízes de "Dico" são de 1971 (*), quando o King encomendou ao artista argentino a criação de uma nova série que tivesse o futebol como tema. Aproveitando a grande repercussão da Copa de 1970, a ideia da King era atrair o público americano para o esporte. A tira estreou em 1973 e foi licenciada para diversos jornais nos Estados Unidos e também na Argentina. A historieta tinha roteiro do também argentino Alfredo Grassi e alcançou boa repercussão, com destaque em algumas edições de 1974 (*) do "Menomonrr Falls Gazette", um tabloide semanal com republicações das tiras de sucesso dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Ainda em 1974 (*), "Dico" ganhou fama na Europa nas páginas da revista "Mundo de Aventuras", publicação portuguesa de quadrinhos que remodelou a série, rediagramando as tiras em páginas inteiras, para publicar aventuras completas. Recomeçada com o nome do personagem principal da tira, "Dick, o Avançado-centro", estreou na edição 57 da revista.

"Dick" chegou ao público brasileiro em 1975 (*), com o nome de "Dico" - provavelmente para lembrar o jogador "Zico" - em revista própria da RGE. O Artilheiro, como era chamado por seus companheiros Jeff, Poli e toda a equipe do Estrela Futebol Clube, era apresentado em HQs completas, acompanhadas de reportagens sobre futebol.


Notas e fontes
(*) Fransérgio Rodrigues, "Mundo dos Super-Heróis" 23, pág. 91.

Dico, O Artilheiro



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 16/08/2009 20:33:00