Vertigo: Além do Limiar


Dick Tracy



Nome original: Dick Tracy
Licenciador: Chicago Tribune
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Chester Gould

Lista de revistas com participação de Dick Tracy

Dick Tracy surgiu em 4 de outubro de 1931, nas páginas dominicais dos jornais americanos, criado por Chester Gould, então com 31 anos, que começara sua carreira como desenhista esportivo. No domingo seguinte, outra prancha foi publicada. No entanto, a origem do nosso herói de fato iniciou-se na primeira tira diária (em preto e branco) da segunda-feira 12 de outubro de 1931, publicada no "New York News".

Naquelas primeiras tiras diárias, Dick (o nome "dick" também é gíria para detetive) entrou para a polícia após o assassinato do pai de sua noiva, Tess Trueheart, morto por bandidos covardes (tira de 16/10/31). Este primeiro episódio durou entre 04/10/31 a 13/11/31.

"Dick Tracy" estava presente nos jornais diariamente: de segunda a sábado, em tiras (em preto e branco), e aos domingos, em páginas coloridas. A aventura que se via na tira era a mesma da página dominical, mas publicada independentemente uma da outra (as tiras e as dominicais não eram interligadas). Assim, os leitores que acompanhassem apenas as tiras em P&B não precisavam ler as dominicais para entender a trama e vice-versa.

Em pouco tempo Tracy se tornou mestre intelectual de escritores como Dashiell Hamett e Ross MacDonal. O nome do herói foi sugerido pelo editor Joseph Patterson, do Chicago Tribune (Chester, a princípio, queria batizá-lo de "Plainclothes"). No início, Dick não tinha, ainda, aquele nariz aquilino que é sua característico fisionômica principal, e atuava numa cidade anônima, que mais tarde se revelou Chicago.

Como bem notou uma revista da EBAL, Gould revolucionou praticamente o mundo das HQs, incluindo o suspense como elemento importante no enredo. "Seu traço, quase de caricatura, é muito original. E algumas de suas 'invenções' já foram, até, aproveitadas industrialmente".

Gould contava com os colaboradores seu irmão Ray Gould (letras) e Coleman Anderson (que desenhava os fundos/cenários). O outro irmão de Chester, Will Gould, era autor de outra tira, "Red Barry".

O resto foi o que se viu. Os leitores cresceram ao ponto de chegar ao recorde máximo de cem milhões. Todo mundo leu as aventuras de Dick Tracy, desde pessoas pobres até presidentes. Ocasionalmente, Roosevelt "era incapaz de agüentar o suspense até o fim enquanto esperava pela solução do caso enfrentado por Tracy. Quando sua impaciência era muito grande, o presidente telefonava para o Sindicato dos Jornalistas e perguntava pelo final da aventura". J. Edgar Hoover o tinha como herói favorito.

E Tracy chegou até mesmo a receber um Oscar. Foi um engano, mas aconteceu. Quando Spencer Tracy recebeu o Oscar como melhor ator de 1937 pelo filme “Marujo intrépido”, na estatueta estava gravado “Dick Tracy”.

No Brasil, Tracy estreou no nº 482 do “Suplemento Juvenil”, em 1938. As tiras diárias (em preto e branco) também foram publicadas em jornais brasileiros, como “O Globo” (entre os anos 50 e 80).

Filmografia:
01. Dick Tracy (EUA, Republic, 1937)
02. Dick Tracy returns (EUA, Republic, 1938)
03. Dick Tracy`s g-men (EUA, Republic, l939)
04. Dick Tracy vs. Crime Inc. (EUA, Republic, l941)
05. Dick Tracy (EUA, RKO, 1945)
06. Dick Tracy vs. Cuebal (EUA, RKO, 1946)
07. Dick Tracy’s dillema (EUA, RKO, 1947)
08. Dick Tracy meet Gruesome (EUA, RKO, 1947)
09. Dick Tracy (EUA, Disney, 1990)

Produções para tv:

01. Dick Tracy (EUA, ABC, 1950-51)- série (6 episódios).
02 The adventures of Dick Tracy (EUA, UPA, 1961)- série em animação

- Antônio Luiz Ribeiro


Notas e fontes —
Marco Aurélio Luccheti, em "Cinemin" 64, pág. 4
Luiz Antônio Sampaio, “Calafrio” nº 39, 1988
http://readcomiconline.to/Comic/Dick-Tracy/Issue-53?id=84325
Lista das tiras de “Dick Tracy”:
http://www.ilovecomixarchive.com/D/Dick-Tracy
https://www.kenpiercebooks.com/tracy1.htm

Dick Tracy



Relate algum problema encontrado nesse personagem