Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Deborah Gannett



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Deborah Gannett

Deborah Sampson Gannett [1760-1827], mais conhecida como Deborah Sampson, foi uma mulher de Massachusetts a qual se disfarçou como homem a fim de servir no Exército Continental durante a Guerra Revolucionária Americana. Ela é uma das várias mulheres com histórico documentado de experiência em combate militar naquela guerra. Sob o nome de Robert Shirtliff – também grafado em várias fontes como Shirtliffe e Shurtleff –, ela serviu 17 meses no exército de Uxbridge, Massachusetts. Foi ferida em 1782 e recebeu dispensa honrosa em West Point, Nova Iorque, em 1783. Nascida em 17 de dezembro de 1760, em Plympton, Massachusetts, era uma tecelã altamente qualificada e trabalhou para a Sproat Tavern, bem como para as famílias Bourne, Morton e Leonard.

Também tinha aptidão para trabalhar com madeira e mecânica. Sua aparência – alta, larga, forte e não delicadamente feminina – contribuiu para o seu sucesso em fingir-se de homem. No início de 1782, vestiu roupas masculinas e se juntou a uma unidade do Exército em Middleborough, Massachusetts, sob o nome de Timothy Thayer. Ela recebeu um bônus e depois não conseguiu se encontrar com sua empresa conforme programado. As investigações do comandante da companhia revelaram que Sampson havia sido reconhecida por um residente local na época em que assinou seus papéis de alistamento. Sua decepção descoberta, ela reembolsou a parte do bônus que não havia gasto, mas não foi submetida a mais punições pelo Exército.

A igreja batista à qual ela pertencia soube de suas ações e retirou sua comunhão, o que significa que seus membros se recusaram a se associar a ela, a menos que ela se desculpasse e pedisse perdão. Em maio de 1782, Sampson alistou-se novamente, desta vez em Bellingham, Massachusetts sob o nome de Robert Shirtliff. Juntou-se então à Companhia de Infantaria Ligeira do 4º Regimento de Massachusetts, sob o comando do Capitão George Webb [1740–1825]. A unidade consistia de 50 a 60 homens e foi primeiramente instalada em Bellingham, Massachusetts , e, posteriormente, reunida em Worcester com o resto do regimento comandado pelo coronel William Shepard. As Companhias de Infantaria Leve eram tropas de elite, escolhidas especialmente por serem mais altas e mais fortes do que a média.

Seu trabalho era fornecer cobertura rápida de flanco para o avanço dos regimentos, bem como tarefas de retaguarda e de reconhecimento avançado para unidades em movimento. Por ter se juntado a uma unidade de elite, o disfarce de Sampson tinha mais chances de sucesso, já que ninguém procurava uma mulher entre soldados especialmente escolhidos por seu tamanho acima da média e capacidade física superior. Durante sua primeira batalha, ela levou duas balas de mosquete na coxa e sofreu um corte na testa. Ela implorou a seus colegas soldados que não a levassem ao médico, com medo de que seu sexo fosse descoberto, mas um soldado a montou em seu cavalo e a levou ao hospital mesmo assim. Um médico tratou de seu ferimento na cabeça, mas ela deixou o hospital antes que ele pudesse cuidar de sua perna.

Ela mesma removeu uma das bolas com um canivete e uma agulha de costura, mas a outra era muito profunda para ela alcançar. Ela a carregou na perna pelo resto de sua vida e sua perna nunca sarou totalmente. Em 1º de abril de 1783, foi transferida para novas funções e passou sete meses como garçonete para o General John Paterson. Durante o verão de 1783, Sampson adoeceu na Filadélfia e foi cuidada pelo Dr. Barnabas Binney [1751-1787]. Ele tirou a roupa dela para tratá-la e descobriu o pano que ela usava para amarrar os seios. Sem revelar sua descoberta às autoridades do exército, ele a levou para sua casa, onde sua esposa, filhas e uma enfermeira cuidaram dela. Em setembro de 1783, após a assinatura do Tratado de Paris, o Dr. Binney pediu a Sampson que entregasse um bilhete ao General Paterson.

Ela corretamente presumiu que isso revelaria seu sexo. Em outros casos, mulheres que fingiam ser homens para servir o exército foram repreendidas, mas Paterson deu-lhe dispensa, um bilhete com alguns conselhos e dinheiro suficiente para voltar para casa. Ela foi dispensada com honras em West Point, Nova Iorque, em 25 de outubro de 1783, após um ano e meio de serviço. Deborah Sampson foi casada com Benjamin Gannett [1757–1827], um fazendeiro, com quem teve três filhos e adotou uma filha. Em janeiro de 1792, Sampson fez uma petição ao Legislativo do Estado de Massachusetts pelo pagamento que o exército havia retido dela por ser mulher. A legislatura concedeu sua petição e o governador John Hancock a assinou. A legislatura concedeu-lhe 34 libras mais juros pela sua dispensa de 1783. Sampson morreu de febre amarela, aos 66 anos, em 29 de abril de 1827.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Deborah_Sampson

Deborah Gannett



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 13/05/2013 08:25:00