Vertigo: Além do Limiar


Dave Misterioso



Nome: Dave Allen Mather
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Dave Misterioso

David Allen Mather, também conhecido pelo apelido de “Dave Misterioso”, foi homem da lei, atirador e criminoso ocasional no período do Velho Oeste. Em 1870, juntamente com seu irmão Josiah, foi para a cidade de Clinton, onde se alistaram como parte da tripulação de um navio de carga com destino a Nova Orleans, Louisiana. A primeira evidência documentada da carreira de Mather ocorreu em 1879, quando ele foi recrutado pelo homem da lei Bat Masterson [1853-1921] a fim de servir em um destacamento para fazer cumprir as reivindicações da Ferrovia Atchison, Topeka e Santa Fé durante a Guerra da Ferrovia Royal Gorge. Quando se mudou para East Las Vegas, Território do Novo México, conseguiu trabalho como Vice-Marechal dos EUA. Em outubro de 1879, porém, foi denunciado e julgado por cumplicidade em um assalto a trem, mas foi absolvido.

Ele também serviu na força policial de East Las Vegas. A carreira de Mather como marechal em East Las Vegas durou pouco. Quando o público começou a suspeitar que Mather tinha ligações com um chefe do crime local, ele teve de renunciar, em três de março de 1880, mas não deixou East Las Vegas de imediato. De acordo com registros, Mather passou os próximos anos no Texas, onde teve alguns problemas com a lei. Em 1° de junho de 1883, foi contratado como assistente de marechal em Dodge City. Ele serviu apenas nove meses e foi substituído em 10 de abril de 1884 por Tom Nixon, o que deu início a uma rivalidade entre os dois. Esta se acirrou ainda mais quando foi aprovada em Dodge a “Portaria nº 83”, a qual baniu os salões de dança. A lei foi aplicada contra o Opera House Saloon de Mather, mas não contra o Lady Gay Saloon de Nixon.

Em retaliação, Mather começou uma guerra de preços na cerveja. Passou a cobrar apenas cinco centavos o copo, metade do preço de seus concorrentes. Nixon e os outros proprietários de bares de Dodge City pressionaram os atacadistas de cerveja a cortar o fornecimento de Mather. A rivalidade resultou em tiroteio em 18 de julho de 1884, quando Nixon atirou em Mather, mas apenas o feriu levemente. Três dias depois, Mather atirou e matou Nixon durante outro confronto. Apesar do apoio de Bat Masterson e do xerife de Dodge Patrick Sughrue, o caso de Mather foi a julgamento, mas ele foi declarado inocente. Josiah Mather se juntou a seu irmão em Dodge no início de 1885. Em 10 de maio daquele ano, os dois Mathers estavam no Salão Junction, onde David Mather jogava cartas com um homem chamado David Barnes.

Uma discussão se transformou em tiroteio e Barnes foi morto. O xerife Pat Sughrue prendeu os dois irmãos. Durante o depoimento perante o júri de um legista, Sughrue testemunhou que a pistola de Mather “estava carregada e não tinha cartuchos vazios”. No entanto, o júri decidiu que “o falecido Barnes veio para a morte de um ferimento à bala recebido nas mãos de David e Josiah Mathers por meio de revólveres disparados por eles, e que o referido tiroteio foi cometido de forma criminosa”. Um exame preliminar para os irmãos foi realizado em Dodge City no dia 22 de maio. Em dois de junho de 1885, o juiz Strang permitiu que os réus pagassem uma fiança de US$ 3.000 e eles foram libertados. Os irmãos pularam da fiança e nunca foram julgados.

A vida de Mather foi – e continua! – repleta de rumores e especulações. Por causa de sua notoriedade, os jornais frequentemente noticiavam rumores sobre suas aparições, muitas vezes sem o menor fundamento. O último conhecimento comprovado do paradeiro de Mather ocorreu em New Kiowa, Kansas, em setembro de 1885, onde ficou conhecido por ter levantado um fundo de defesa legal de US$ 300 para seu amigo de longa data e parceiro Dave Black, acusado de assassinar um soldado, Bugler Julius Schmitz, do 18º Regimento de Infantaria, no mês anterior.

Mather fugiu de Kiowa em seis de setembro, quando ouviu rumores de que a companhia do soldado poderia vir atrás dele por defender o assassino de seu camarada. Em novembro de 1887, os fiadores de Mather foram chamados perante o tribunal em Dodge para fazer uma indenização por Mather não comparecer a julgamento no caso David Barnes. Naquela época, os fiadores entraram com uma petição para anular a fiança, com a alegação de que Mather estava morto, muito embora não pudessem apresentar o corpo. O procurador da comarca concordou e rejeitou as acusações contra os fiadores, aprovada pelo juiz de primeira instância em nove de novembro de 1887.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Mysterious_Dave_Mather

Dave Misterioso



Relate algum problema encontrado nesse personagem