Vertigo: Além do Limiar


Danitas



Nome original:
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Danitas

Em 1838, Joseph Smith [1805-1844] e outros membros da Igreja fugiram das turbas de Ohio e se mudaram para o Missouri, onde os santos dos últimos dias já tinham estabelecido assentamentos. Joseph Smith acreditava que a oposição dos dissidentes da Igreja e de outros opositores tivesse enfraquecido a comunidade deles em Kirtland, Ohio, e a tivessem destruído. No verão de 1838, os líderes da Igreja viram o surgimento de ameaças semelhantes à sua comunidade no Missouri. No assentamento dos santos dos últimos dias em Far West, alguns líderes e membros organizaram um grupo paramilitar conhecido como “danitas”, cujo objetivo era defender a comunidade contra membros da Igreja excomungados, dissidentes e outros residentes do Missouri.

Os danitas intimidavam os dissidentes da Igreja e outros moradores, por exemplo: advertiram alguns deles a deixar o condado de Caldwell. Durante o outono de 1838, à medida que as tensões da Guerra Mórmon no Missouri se intensificavam, os danitas aparentemente eram integrados às milícias compostas, em grande parte, por membros da Igreja. Estas batalharam contra seus adversários do Missouri, o que gerou algumas mortes de ambos os lados. Além disso, vários justiceiros mórmons, inclusive muitos danitas, atacaram duas cidades às quais se acreditava serem centros de atividade anti-mórmon. Queimaram casas e roubaram mercadorias.

Enquanto os justiceiros atacavam e, às vezes, matavam santos dos últimos dias que não faziam parte das milícias, os danitas basicamente confiscavam ou destruíam propriedades que pudessem ser utilizadas por seus oponentes. Os historiadores em geral concordam que Joseph Smith aprovava os danitas, mas que provavelmente não foi informado sobre todos os seus planos e que também não concordaria com todas as suas atividades. Os danitas existiram por apenas cinco meses, de junho a outubro de 1838, e somente atuaram ativamente em dois condados do noroeste do Missouri. Embora a existência dos danitas tenha sido curta, ela resultou em um mito muito exagerado sobre uma sociedade secreta de justiceiros mórmons.

OBSERVAÇÃO - Na imagem: Joseph Smith.

FONTE:
https://www.churchofjesuschrist.org/study/history/topics/danites?lang=por


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • pricardoam
  • Adicionado por
    pricardoam
    em 21/01/2013 16:38:00