Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(59)
A
(2990)
B
(2667)
C
(4015)
D
(2841)
E
(1476)
F
(1464)
G
(2066)
H
(1566)
I
(798)
J
(2147)
K
(1307)
L
(1914)
M
(3811)
N
(1064)
O
(763)
P
(2549)
Q
(189)
R
(2237)
S
(3994)
T
(2687)
U
(310)
V
(933)
W
(521)
X
(284)
Y
(258)
Z
(613)
D. Afonso VI
Licenciador:
Personagem Real
País de origem:
Portugal
Lista de revistas com participação de D. Afonso VI
O Rei de Portugal e Algarves, de 1656 até sua morte, Afonso VI [1643-1683], apelidado de “o Vitorioso”, é lembrado por uma série de vitórias militares contra a Espanha. Internamente, todavia, seu reinado foi marcado por disputas entre parentes pelo trono. Afonso era filho do Rei João IV e de Luísa de Gusmão, a qual serviu como sua regente desde sua ascensão até 1662, quando foi removida por Afonso e seu favorito, Luís de Vasconcelos e Sousa, 3.º Conde de Castelo Melhor. O seu reinado viu o final da Guerra da Restauração e o reconhecimento pela Espanha da independência de Portugal. Afonso também negociou alianças com a França através de seu casamento com Maria Francisca de Saboia. No entanto, era fisicamente e mentalmente fraco, o que fez com que seu irmão mais novo, Pedro, Duque de Beja, conspirasse, em 1668, para o declarar incapaz.
Pedro tornou-se regente do reino, anulou o casamento de Afonso e casou-se com a princesa Maria Francisca de Saboia, Rainha de Portugal. Afonso passou o resto de seu reinado praticamente como prisioneiro. Instalado na ilha Terceira, ali permaneceu ao longo de cinco anos. Viveu caprichoso, em turbulência constante e com grande violência física, nem mesmo poupava os criados. Em fins de 1673, descobriu-se em Lisboa uma conspiração para favorecer seu regresso. Diversos conspiradores foram mesmo enforcados no Rossio. O Rei, mandado vir, chegou a Lisboa em 14 de setembro de 1674 e foi conduzido ao Palácio de Sintra.
Durante nove anos, viveu ali, fechado em seus aposentos, com servidores da inteira confiança do duque de Cadaval. No início de 1683, foi sangrado e tomou purgas. Em 30 de maio teve agastamentos, com dores. Na manhã de 12 de setembro teve um acidente apoplético, ficou sem fala e morrendo logo em seguida. O autor Montalvão Machado, em “Causas de Morte dos Reis Portugueses” – Lisboa, 1974 –, afirma que o Rei morreu de tuberculose pulmonar, como outros filhos de João IV de Portugal e a princesa Luísa de Gusmão, juntamente com o seu irmão Pedro II de Portugual e Maria Francisca no Panteão dos Braganças, na cidade de Lisboa.
FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_VI_de_Portugal
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Marcos Nash
em 06/09/2020 00:51:00
Editado por
Fabio Garcez
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*