Vertigo: Além do Limiar


Crocante



Nome original: Old Tom
Licenciador: Walt Disney
Criado por: Dick Kinney

Lista de revistas com participação de Crocante

Crocante é um crocodilo criado por Dick Kinney, que também trouxe ao mundo Peninha. E foi justamente numa HQ do amalucado pato que o réptil, um velho astro do cinema, fez sua estreia, em A Volta do Jacaré Astro (O PATO DONALD #766, 12/jul/66). Os desenhos ficaram a cargo de seu parceiro, Al Hubbard.

Na retomada da produção nacional de HQs Disney, o artista Fernando Ventura pôs em prática um antigo desejo: levar o bichão para a Vila Xurupita e fazê-lo contracenar com Zé Carioca. O resultado foi tão divertido que se decidiu transformar o crocodilo, cada vez mais abusado, no animal de estimação do papagaio.

A aparência de Crocante repete o jacaré arquetípico da Disney, seja o Tic Tac de Peter Pan ou Brutus e Nero, de Bernardo e Bianca. Ou, ainda, a enfurecida "jacaroa" do hilariante curta A Fonte da Juventude, com Donald e sobrinhos. E de dezenas de outros, tanto em animações como nos quadrinhos.

No Brasil, o personagem foi chamado primeiro de Aristides. E mesmo depois de sua segunda aparição aqui, em Lágrimas de Crocodilo (desenhos de Hubbard, em TIO PATINHAS #82, mai/72), quando foi definitivamente rebatizado de Crocante, a editora comeu bola ao republicar sua estreia anos depois e manter o nome antigo.

Depois disso, foi a vez de Margarida topar com o astro, numa produção nacional de Arthur Faria Jr. e Eli Marcos Leon (O Cavaleiro Crocodilante, em MARGARIDA #207, ago/94).

Antes do resgate de Ventura para essa incursão no Rio de Janeiro, contudo, podemos nos arriscar um pouco ao afirmar que Crocante já havia dado uma passadinha no sítio do Urtigão. Na HQ Um Tal de Jacaré (com desenhos do mestre Carlos Edgard Herrero, URTIGÃO #157, jun/93), um crocodilo igualzinho a Crocante (seu nome nunca é citado) chega ao sítio pensando ser ali um bom lugar para curtir sua aposentadoria (e Crocante é um astro aposentado, relembremos).

http://www.planetagibi.net/2013/05/disney-big-21-recupera-origens-de.html

Crocante



Relate algum problema encontrado nesse personagem