Ofertas na Amazon!


Cristovão Colombo



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Cristovão Colombo

Cristóvão Colombo [1451-1506], navegador e explorador genovês, foi o responsável por liderar a frota que alcançou o continente americano em 12 de Outubro de 1492, sob as ordens dos reis católicos da Espanha no chamado descobrimento da América. Empreendeu sua viagem através do Oceano Atlântico com o objetivo de chegas às Índias, mas na realidade descobriu as ilhas das Caraíbas (Antilhas) e, mais tarde, a costa do Golfo do México na América Central. Seu nome em italiano é Cristoforo Colombo; em latim, Christophorus Columbus; e em espanhol, Cristóbal Colón. Este antropônimo inspirou o nome de, pelo menos, um país: Colômbia, além de duas regiões da América do Norte, a Colúmbia Britânica, no Canadá, e o Distrito de Colúmbia, nos Estados Unidos.

Todavia, o Papa Alexandre VI grafava como Christophorum Colon o nome do navegador, com significado de “Membro” e nunca pelo latim, Columbus, cujo significado é “Pombo”. Colombo e os seus marinheiros não se limitaram a descobrir o Novo Mundo, e a introduzir as doenças do continente europeu no americano. Também trouxeram da América para a Europa a sífilis. Embora essa teoria não seja nova, um estudo atual empreendido por uma equipe com elementos de três universidades americanas – Emory, Columbia e Mississipi State –, confirma-a. A doença, uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria “Treponema pallidum”, pode causar danos ao coração, ao cérebro, aos olhos e aos ossos e até levar à morte, razões pelas quais foi estigmatizada e temida por séculos.

A primeira epidemia de sífilis de que se tem notícia na Europa ocorreu em 1495 – dois anos após o regresso de Colombo de sua viagem de descobrimento –, coincidência temporal que deu origem à teoria no passado. Estudos genéticos da bactéria, levados a cabo em 2008, portanto, deram maior credibilidade à hipótese. Colombo morreu no dia 20 de maio de 1506, em Valladolid, Espanha. Tinha cerca de 55 anos e dispunha de uma considerável riqueza proveniente do ouro, a qual fora acumulada por seus homens em Hispaniola. À data da sua morte, Colombo estava ainda convencido de que as suas expedições tinham sido realizadas ao longo da costa oriental da Ásia. De acordo com um estudo publicado em Fevereiro de 2007, realizado por Antonio Rodriguez Cuartero, do Departamento de Medicina Interna da Universidade de Granada, Colombo morreu de parada cardíaca causada por artrite reativa. Segundo os seus diários pessoais e anotações deixadas por seus contemporâneos, os sintomas desta doença – ardor doloroso quando se urina, dor, inchamento das pernas, e conjuntivite – eram claramente evidentes nos três últimos anos da sua vida.

Seus restos mortais foram inicialmente sepultados no Convento de São Francisco em Valladolid e, posteriormente, transladados para o Mosteiro de Cartuxa, em Sevilha. Em 1542, por desejo expresso de seu filho Diogo, o qual fora governador de Hispaniola, os restos mortais foram transferidos para Santo Domingo, na atual República Dominicana, onde foram depositados na catedral da cidade. Em 1795, quando a França conquistou toda a ilha de Hispaniola, os restos mortais de Colombo foram transladados para Havana, Cuba, e após a independência cubana, na sequência da Guerra Hispano-Americana, de 1898, novamente transferidos à Espanha, para a Catedral de Sevilha.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Crist%C3%B3v%C3%A3o_Colombo

Cristovão Colombo



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 30/09/2007 19:07:00