Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Colin Kelly



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Colin Kelly

Colin Purdie Kelly Jr. [1915-1941] foi piloto na Segunda Guerra Mundial, o qual voou bombardeios contra a marinha japonesa nos primeiros dias após o Ataque a Pearl Harbor. Ele é lembrado como um dos primeiros heróis americanos da guerra, por ordenar que sua tripulação saltasse enquanto ele permanecia nos controles do bombardeiro a fim de tentar manter o avião no ar antes que explodisse, o que o matou. Kelly nasceu em Madison, Flórida, e se formou no colégio em 1932. Foi para West Point em 1933, formou-se na Classe de 1937 e foi designado para um grupo de bombardeiros B-17. Ele foi o primeiro oficial do Exército a pilotar o Boeing Flying Fortress no Extremo Oriente. Em nove de dezembro de 1941, um único bombardeiro pesado B-17C Flying Fortress, # 40-2045, partiu de Clark Field, na ilha de Luzon, Comunidade das Filipinas, sozinho e sem escolta, para procurar um porta-aviões inimigo, o qual havia sido relatado perto da cidade costeira de Aparri, no extremo norte da ilha.

A aeronave estava sob o comando do Capitão Colin P. Kelly, Jr., Air Corps, Exército dos EUA, do 14º Esquadrão de Bombardeio, 19º Grupo de Bombardeio. A Fortaleza Voadora de Kelly não tinha sido totalmente abastecida ou armada por causa de um ataque aéreo japonês iminente. Ele carregava apenas três bombas de demolição de 272 quilos em seu compartimento de bombas. Enquanto a caminho da área-alvo designada, o Capitão Kelly e sua tripulação avistaram uma força-tarefa de assalto anfíbio japonês ao norte de Aparri, Encouraçado da classe Fuso. A tripulação não conseguiu localizar o porta-aviões relatado e Kelly decidiu voltar para atacar os navios que haviam visto antes. Kelly fez dois passes a 20.000 pés (6.096 metros) enquanto o bombardeiro, o sargento Meyer Levin, se preparava para uma queda precisa. Na terceira corrida, o sargento Meyer lançou as três bombas na trilha e cercou o cruzador leve do IJN Natori. Ele e um contratorpedeiro de escolta, IJN Harukaze , foram danificados durante o ataque.

Em seu voo de retorno, o bombardeiro foi então engajado pelo Tainan Air Group A6Ms, o qual patrulhava Vigan. Eles o atacaram, seguiram e atacaram novamente. O capitão Kelly ordenou que sua tripulação saltasse e embora o fogo tivesse se espalhado para a cabine de comando, Kelly permaneceu nos controles do bombardeiro enquanto ele tentava manter o avião reto e nivelado. O Sargento James E. Halkyard, o Soldado de Primeira Classe Willard L. Money e o Soldado Robert E. Altman conseguiram escapar pela retaguarda do B-17. O navegador, segundo-tenente Joe M. Bean, e o bombardeiro, sargento Levin, saíram pela escotilha de escape do nariz. Enquanto o co-piloto, o tenente Donald Robins, tentava abrir a escotilha de escape superior da cabine, a Fortaleza Voadora explodiu. Robins foi atirado para longe e conseguiu abrir seu paraquedas. O Boeing B-17C 40-2045 caiu aproximadamente três milhas (4,8 quilômetros) a leste de Clark Field.

Os destroços foram encontrados ao longo de uma estrada rural duas milhas a oeste do Monte Aryat. Faltava o conjunto da cauda. As peças foram espalhadas por uma área de 500 jardas. A asa direita com dois motores, ainda no lugar, permaneceu quase intacta, embora estivesse em chamas quando o grupo de busca chegou. A fuselagem e o lado esquerdo do avião ficaram gravemente danificados e queimados. O corpo do Sargento Delehanty estava caído cerca de 50 metros ao norte dos destroços e o corpo do Capitão Kelly foi encontrado muito perto dos destroços com seu paraquedas fechado.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Colin_Kelly

Colin Kelly



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 10/10/2009 19:22:00