Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Cole Younger



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Cole Younger

Thomas Coleman Younger [1844-1916] lutou na Guerra Civil Americana (1861-1865) no Exército confederado e, mais tarde, tornou-se um fora-da-lei. Durante a Guerra Civil, uma guerra de guerrilha selvagem assolou o estado de Missouri. O pai de Younger foi morto a tiros por um soldado da União, de Kansas e, depois disso, Cole Younger buscou vingança como um guerrilheiro pró-confederado – ou “bushwhacker” – sob a liderança de William Clarke Quantrill [1837-1865]. Younger cavalgou com Quantrill em um ataque retaliatório em Lawrence, em 21 de agosto de 1863, durante o qual cerca de 200 cidadãos foram mortos e a cidade saqueada e queimada. Após a guerra, no entanto, a maioria dos ex-bushwhackers voltou a viver em paz.

Todavia, um pequeno núcleo de homens de Anderson, liderados pelo implacável Archie Clement, permaneceu juntos. As autoridades estaduais acreditam que Clement planejou e liderou o primeiro assalto à mão armada a um banco em tempos de paz durante o dia, quando assaltou a Associação de Poupança do condado de Clay, em fevereiro de 1866. O governador postou uma recompensa por Clement, mas ele e seu bando realizaram mais roubos naquele ano. No dia da eleição de 1866, Clement conduziu seus homens às seções eleitorais em Lexington, Missouri, onde intimidaram os cidadãos e garantiram a eleição de uma lista de candidatos. Uma unidade da milícia estadual entrou na cidade logo em seguida e matou Clement quando ele resistiu à prisão.

Não se sabe quando Cole Younger e seus irmãos se juntaram à gangue de Clement. A primeira menção de seu envolvimento veio em 1868, quando as autoridades o identificaram como membro de uma gangue que roubou Nimrod Long & Co., um banco em Russellville, Kentucky. Os ex-guerrilheiros John Jarrett, Arthur McCoy e George e Oliver Shepard também foram implicados. Oliver Shepard foi morto ao resistir à prisão e seu irmão foi preso. Depois que os membros mais antigos da gangue foram mortos, capturados ou desistiram, seu núcleo, a partir de então, consistiu nos irmãos mais novos, Frank e Jesse James. As testemunhas forneceram repetidamente identificações que correspondiam a Cole Younger em roubos realizados nos anos seguintes, quando os bandidos saquearam bancos e diligências no Missouri e no Kentucky.

Após o roubo da Iron Mountain Railroad, em Gad's Hill, Missouri, em 1874, a Agência de Detetives Pinkerton começou a perseguir a Gangue James-Younger. Dois agentes – Louis J. Lull e John Boyle – envolveram John e Jim Younger em um tiroteio em uma estrada do Missouri em 17 de março de 1874. John Boyle e Jim Younger fugiram de cena, e Lull e John Younger foram mortos. Simultaneamente, outro agente Pinkerton, WJ Whicher, foi sequestrado e mais tarde encontrado morto ao lado de uma estrada rural no Condado de Jackson. Em sete de setembro de 1876, a gangue James-Younger tentou roubar um banco em Northfield, Minnesota. Três dos bandidos entraram no banco, enquanto os cinco restantes, liderados por Cole Younger, permaneceram na rua para fornecer cobertura.

No entanto, o plano deu errado, porque os habitantes da cidade deram o alarme e correram para pegar em armas. Younger e seus irmãos começaram a atirar no ar para limpar as ruas, mas os habitantes da cidade mataram membros da gangues. Os bandidos mataram dois habitantes da cidade e fugiram de mãos vazias. Em fuga, os bandidos se separaram. Os irmãos James conseguiram voltar ao Missouri, mas os três Youngers (Cole, Bob e Jim) não. Eles e Charlie Pitts travaram uma batalha com um destacamento local em uma ravina arborizada ao longo do rio Watonwan, a oeste de Madelia, Minnesota. Pitts foi morto e os irmãos Younger foram gravemente feridos e capturados. Cole, Jim e Bob se confessaram culpados de seus crimes a fim de evitarem a forca.

Eles foram condenados à prisão perpétua na Prisão Territorial de Minnesota, em Stillwater, em 18 de novembro de 1876. Cole foi posto em liberdade condicional, em de julho de 1901, e escreveu um livro de memórias. Em 1903, deu palestras e viajou pelo sul ao lado de Frank James, em um show de faroeste: The Cole Younger e Frank James Wild West Company. Em 21 de agosto de 1912, Cole declarou que havia se tornado cristão e se arrependeu de seu passado criminoso. Frank James morreu em 18 de fevereiro de 1915. Um ano depois, Cole Younger morreu, em 21 de março de 1916, em sua cidade natal, Lee's Summit, Missouri, onde está enterrado, no Cemitério Histórico de Lee's Summit.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Cole_Younger

Cole Younger



Relate algum problema encontrado nesse personagem