Vertigo: Além do Limiar


Cícero



Nome: Marco Túlio Cícero
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Cícero

Marco Túlio Cícero foi advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, e de Élvia. Era pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu em uma rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga. Sua influência na língua latina foi tão imensa que se acredita que toda a história subsequente da prosa, não apenas no Latim, como nas línguas europeias, no século XIX, seja ou uma reação ao seu estilo ou uma tentativa de retornar a ele. Segundo Michael Grant, “a influência de Cícero sobre a história da literatura e das ideias europeias em muito excede a de qualquer outro escritor em prosa de qualquer língua”.

Cícero introduziu os romanos às principais escolas da filosofia grega, criou um vocabulário filosófico latino – inclusive com neologismos como evidentia, humanitas, qualitas, quantitas e essentia – e destacou-se como tradutor e filósofo. A redescoberta das cartas de Cícero por Petrarca é geralmente considerada como um dos eventos iniciais do Renascimento, no século XIV, nos assuntos públicos, humanismo e na cultura romana clássica. O pico da autoridade e prestígio de Cícero se deu durante o Iluminismo no século XVIII e seu impacto sobre os principais pensadores iluministas – como John Locke, David Hume e Montesquieu – foi substancial. Suas obras estão entre as mais influentes da cultura europeia e ainda hoje constituem um dos mais importantes corpus de material primário para obras e revisões sobre a história da Roma Antiga, especialmente sobre os últimos dias da República Romana.

Embora tenha sido um dotado orador e um advogado de sucesso, Cícero acreditava que sua carreira política era sua conquista mais importante. Foi durante seu consulado que a Segunda Conspiração de Catilina tentou derrubar o governo romano através de um ataque por forças estrangeiras e Cícero suprimiu a revolta ao executar cinco dos conspiradores sem o devido processo legal. Durante a caótica segunda metade do século I a.C., marcada pelas sucessivas guerras civis e pela ditadura de Júlio César, Cícero liderou a campanha pelo retorno do governo republicano.

Logo após a morte de César, Cícero se destacou como inimigo de Marco Antônio nas lutas pelo poder que se seguiram e atacou-o em uma série de discursos. Acabou proscrito como inimigo do estado pelo Segundo Triunvirato e consequentemente executado por soldados por sua ordem em 43 a.C., depois de ser interceptado em uma tentativa de fugir da península Itálica. Suas mãos e sua cabeça foram, como vingança final de Marco Antônio, exibidas no Fórum Romano.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%ADcero

Cícero



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 20/10/2012 15:47:00
    Editado por Fabio Garcez