Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Chico Caruso



Licenciador: Personagem Real
País de origem: Brasil


Lista de revistas com participação de Chico Caruso

Francisco Paulo Hespanha Caruso é cartunista, músico e humorista, mas conhecido como Chico Caruso, nascido em São Paulo em seis de dezembro de 1949. É irmão gêmeo do também cartunista Paulo Caruso, pai do humorista Fernando Caruso e tio do cineasta Paulinho Caruso. Começou a publicar seus desenhos no final da década de 1960, no Jornal “Folha da Tarde”. Passou também pelos periódicos “Opinião”, “Movimento”, “Gazeta Mercantil”, “ISTOÉ”, “Veja”, “Jornal do Brasil” e “O Globo”, este último a partir de 1984, onde permanece até hoje. Caruso formou-se em arquitetura em 1976, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, porém não seguiu a carreira. Iniciou como chargista e ilustrador em 1968, quando publicou seus primeiros trabalhos na “Folha da Tarde”, sobre temas que variavam entre futebol, crônicas, horóscopo e política.

Após o Ato Institucional número 5, AI-5, de 1968, Caruso parou com as charges políticas e só retomou o tema na revista universitária “Balão”, em 1972. Ainda no início da década de 1970, colaborou com os jornais “Opinião”, “Movimento” e “Gazeta Mercantil”. Em 1976, foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba e convidado a fazer charges para a revista “ISTOÉ”. No ano seguinte, foi para o Rio de Janeiro trabalhar no “Jornal do Brasil”, a convite do cartunista Lan, após ver uma caricatura do general João Figueiredo [1918–1999] feita por Caruso e publicada em um periódico paulista.

Em 1980, lançou os livros: “Natureza Morta e Outros Desenhos”, editado pelo “Jornal do Brasil”, e “Pablo Mon Amour”, uma biografia em caricaturas do pintor Pablo Picasso [1881–1973], editada pela Funarte. Escreveu a peça “O Amigo da Onça”, a qual teve encenação dirigida por Paulo Betti em 1988. Com o irmão, formou a banda “Muda Brasil Tancredo Jazz Band”, com participações de Cláudio Paiva, Aroeira, Luis Fernando Veríssimo , entre outros, em cujos shows interpretou composições de cunho humorístico e com sátira política. Em 2002, lançou o livro “Era uma vez FH”, compilação de desenhos publicados no Jornal “O Globo”, entre 1994 e 2002, relacionados aos dois mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Caruso

Chico Caruso



Relate algum problema encontrado nesse personagem