Ofertas na Amazon!


Charles Cornwallis



Licenciador: Personagem Real
País de origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


Lista de revistas com participação de Charles Cornwallis

Charles Cornwallis, 1º Marquês Cornwallis [1738-1805] foi um alto oficial do exército britânico e magistrado colonial. Ele é mais reconhecido nos EUA e no Reino Unido, por seu papel na guerra de independência americana, onde comandou os exércitos ingleses durante parte do conflito. Ele se rendeu ao inimigo em 1781, após a fracassada batalha de Yorktown, a qual encerrou a luta nas Américas. Ele também serviu como governador da Irlanda e da Índia, onde instituiu uma série de mudanças legislativas e administrativas. Nascido em uma família aristocrática e educado nas universidades de Eton e Cambridge, juntou-se ao exército inglês em 1757 e participou da Guerra dos Sete Anos (1756-1763). Com a morte de seu pai, em 1762, ele passou a ser Conde Cornwallis e entrou para a Câmara dos Lordes.

Em 1776, foi enviado à América para combater a rebelião nas 13 colônias britânicas. No comando das tropas inglesas, conquistou sua vitória mais notória na batalha de Camden, em 1780, mas foi forçado a se render em Yorktown, em outubro de 1781. Algumas de suas decisões durante o conflito foram bastante questionadas e controversas. Apesar de sua derrota nos EUA, Cornwallis ainda tinha a confiança do governo britânico, e permaneceu no serviço ativo. Libertado pelos americanos em 1782, foi feito cavaleiro em 1786 e apontado governador-geral da Índia britânica.

Ele implementou várias reformas na Companhia Britânica das Índias Orientais e nos territórios, inclusive o chamado "Código de Cornwallis". De 1789 a 1792, ele liderou as forças ingleses na guerra contra o Reino de Mysore e saiu vitorioso. Em 1794, retornou a Inglaterra novamente. Cornwallis foi então feito Mestre-geral de Ordenanças. Em 1798, foi apontado para o cargo de governador da Irlanda. Lá esmagou uma rebelião por parte do povo irlandês, apoiado pelos franceses, e teve participação fundamental na assinatura do chamado “Ato de União de 1800”. Quatro anos depois, ele foi o principal oficial inglês a assinar o Tratado de Amiens e foi, em 1805, novamente indicado a ser o Governador da Índia, onde morreu no mesmo ano.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Cornwallis,__1.º_Marquês_Cornwallis

Charles Cornwallis



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Márcio dos Santos
  • Adicionado por
    Márcio dos Santos
    em 04/03/2016 05:00:00
    Editado por Fabio Garcez