Vertigo: Além do Limiar


Cavalo Louco (Crazy Horse)



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Cavalo Louco (Crazy Horse)

Histórico: Cavalo Louco, nascido em 1838 ou 1847, em Lakota, foi um chefe índio Lakota que lutou contra o governo federal americano durante a segunda metade do século XIX.

Ele liderou seus guerreiros, ao lado de Touro Sentado, durante a batalha de Little Bighorn, evento em que morreu o famoso General Custer. Ele descendia de Black Buffallo (também o nome de sua primeira mulher, Black Buffalo Woman), um dos índios que pararam a expedição de Lewis & Clark em Bad River. Além das lutas contra a Cavalaria, Cavalo Louco participou de inúmeras batalhas contra as tribos rivais: Crow, Shoshone, Pawnee e Blackfeet. Depois do massacre de 1864 os Lakota (Sioux) se juntaram aos Cheyenne contra a Cavalaria. Demonstrando valentia, em 1865 Cavalo Louco se tornou "Ogle Tanka" (uma espécie de Senhor da Guerra dos Índios).

Em 2 de agosto de 1867, Cavalo Louco participou do ataque a Wagon Box Fight (próximo ao Forte Phil Kearny), evento da chamada guerra do chefe Nuvem Vermelha, (Red Cloud, 1866-1868). Depois de mineiros de Black Hills desrespeitarem o Tratado de Fort Laramie (1868), que foi assinado pelo chefe cheyenne Little Wolf para pôr fim à guerra, e matarem o índio Little Hawk, Cavalo Louco e Touro Sentado realizaram o primeiro grande ataque às tropas americanas (Batalha de Arrow Creek, em agosto de 1872). Em 17 de junho de 1876, Cavalo Louco e mais de 1500 índios atacaram o General Crook na Batalha de Rosebud, dando início à chamada Guerra Sioux. A batalha fez com que o General Crook ficasse sob o comando do General Custer. Em 25 de junho de 1876 Custer atacou um acampamento de Lakotas e Cheyennes, dando início a Batalha do Little Bighorn, no qual morreu juntamente com seus homens.

A maior batalha de Cavalo Louco contra a Cavalaria foi em Wolf Montain, Montana, em 8 de janeiro de 1877. Em 5 de maio de 1877, com seu povo cansado, ele se rendeu as tropas do General Crook em Nebraska.

Em 5 de setembro de 1877 Cavalo Louco foi morto quando era prisioneiro, por um dos guardas do Camp Robinson, depois de uma tentativa de fuga. (*)

Em algumas traduções, é chamado de "Cavalo Doido".


(*) Antônio Luiz Ribeiro


Cavalo Louco (Crazy Horse)


Outras identidades
  • Cavalo Doido (Thašúnke Witkó )


  • Grupos
  • Sioux



  • Relate algum problema encontrado nesse personagem