Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Catherine Blake



Licenciador: Personagem Real
País de origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


Lista de revistas com participação de Catherine Blake

Catherine Boucher [1762-1831] foi a última filha do jardineiro comercial William Boucher [1714-1794] e de Mary Davis [1716-1782]. Uma “jovem recatada”, em resposta às perguntas de sua mãe sobre qual de seus conhecidos ela tomaria por marido, ela respondia que ainda não havia conhecido tal homem. Ela conheceu William Blake [1757-1827] em Battersea, em 1781, durante sua breve visita à área, enquanto se recuperava de uma perturbação emocional após o fracasso de um relacionamento anterior. Seu namoro foi breve. De acordo com os primeiros biógrafos de Blake, Catherine imediatamente o reconheceu como seu futuro marido e quando ela simpatizou com ele por causa de seus problemas emocionais anteriores, ele respondeu: “Você tem pena de mim? Então eu te amo”.

Blake se casou com Catherine em 18 de agosto de 1782, na Igreja de Santa Maria, Battersea. Analfabeta, Catherine assinou seu contrato de casamento com um 'X', "como muitas noivas de sua época", pois não havia “escolas nacionais... e mesmo as escolas dominicais regulares não haviam sido inventadas”. Eles permaneceram juntos até sua morte, em 1827. Blake a ensinou a ler, a escrever e também a usar a sua prensa. Ela era considerada a base do “tipo invariável de mulher” de Blake, conforme retratado em sua arte: “alta, esguia e com pernas extraordinariamente longas”. O casal não teve filhos, e foi sugerido que Blake queria trazer uma concubina para o relacionamento a fim de agir como uma mãe substituta, o que era consistente com as teorias de Swedenborgianismo – doutrina inspirada no pensamento do filósofo e místico sueco Emanuel Swedenborg [1688-1772], a qual se carateriza pela conciliação de elementos da doutrina cristã com conceitos panteísticos e teosóficos – pelas quais Blake foi influenciado.

O primeiro biógrafo de Blake, Alexander Gilchrist, não menciona isso, mas fala de problemas não especificados nos primeiros anos do relacionamento. No entanto, Algernon Charles Swinburne mais tarde afirmou explicitamente que Blake abandonou a ideia quando viu que a incomodava. Nenhuma evidência documental sobreviveu que apoie essa noção, mas Blake é conhecido por ter declarado que ele “aprendeu com a Bíblia que as esposas devem ser tidas em comum”. Escritores que conheceram o casal em seus últimos anos descrevem um relacionamento muito feliz. Após a morte do marido, Catherine foi acolhida pelo admirador de Blake, Frederick Tatham, para quem ela nominalmente trabalhava como governanta. Nesse período, ela continuou a vender as obras de Blake.

Quando ela morreu, quatro anos depois, Tatham afirmou que ela havia legado todas as obras de Blake para ele. Quando mais tarde ele se converteu às crenças Irvingite, afirmou que estas eram inspiradas pelo diabo e destruiu várias delas. Ao longo da carreira irregular de seu marido, Catherine Blake não apenas teve um papel ativo na produção das gravuras e livros iluminados de William: ela também administrava as finanças domésticas e oferecia um forte apoio prático.

O amigo de William, JT Smith, disse que: “Blake "permitiu a ela, até o último momento de sua prática, tirar suas impressões de prova e imprimir suas obras, o que ela fez com muito cuidado”. O papel de Catherine em colorir pelo menos alguns dos livros de William foi amplo, muito embora sua mão seja geralmente atribuída a algumas das passagens renderizadas de forma mais desajeitada. Seu trabalho como gráfica é tido em alta conta.

FONTES:
https://en.wikipedia.org/wiki/Catherine_Blake
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/swedenborgianismo





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antonio Pontes Junior
  • Adicionado por
    Antonio Pontes Junior
    em 23/02/2021 11:47:00