Vertigo: Além do Limiar


Catherine Anna Yronwode



Licenciador: Personagem Real
País de origem: Estados Unidos da América


Lista de revistas com participação de Catherine Anna Yronwode

Catherine Anna “Cat” Yronwode [1947] é escritora, editora, designer gráfica, tipógrafa e praticante de Folk Magic, com uma extensa carreira na indústria dos quadrinhos. Nascida em São Francisco, seu pai, Joseph Manfredi, era um artista abstrato siciliano-americano e sua mãe, Liselotte Erlanger, escritora, judia asquenazi, refugiada da Alemanha nazista. Ela cresceu em Berkeley e em Santa Monica. Começou a escrever ainda na adolescência. Contribuiu para fanzines de ficção-científica, era membro do Bay Area Astrologers Group, co-redatora de sua coluna semanal de astrologia para um jornal underground, o San Francisco Express Times. Produziu resenhas de discos como freelance, para a nascente revista “Rolling Stone”, e artigos curtos para o “Catálogo Whole Earth” e a revista “Country Women”.

Com sua mãe, escreveu o livro de receitas medievais falsas, “My Lady's Closet Opened and the Secret of Baking Revealed by Two Gentlewomen”. Em 1969, ela e seu então parceiro Peter Paskin criaram o nome conjunto “Yronwode” e todos os seus trabalhos subsequentes foram publicados com esse sobrenome. Em 1977, criou um índice mágico-religioso para os quadrinhos da Marvel “Doutor Estranho – O Livro Menor dos Vishanti”. Em 1980, começou a trabalhar na Ken Pierce Books, onde editou e escreveu introduções para uma linha de revistas em quadrinhos. No mesmo ano, sucedeu Murray Bishoff como repórter do “Comics Buyer's Guide”, e iniciou uma longa coluna “Fit to Print”, na qual apresentou uma variedade de notícias, análises, obituários e artigos de opinião da indústria.

A coluna e seu trabalho com a cooperativa de indexação de quadrinhos APA-I levaram a trabalhos de edição freelance na “Kitchen Sink Press”, onde escreveu “The Art of Will Eisner” (1981), além de vários outros livros para a Editora nos anos seguintes. Em 1983, iniciou uma parceria com Dean Mullaney, co-fundador da Eclipse Enterprises. Com Yronwode como editora-chefe, a Eclipse publicou títulos como Miracleman, (Alan Moore e Neil Gaiman), The Rocketeer ( Dave Stevens) e Zot! (Scott McCloud). Em 1983, ganhou um Prêmio Inkpot, concedido por conquistas ao longo da vida em quadrinhos e áreas relacionadas. Em 1985, Yronwode e a cartunista Trina Robbins co-escreveram “Women and the Comics”, um livro sobre a história das criadoras de quadrinhos.

Em 1993, ela e Mullaney se divorciaram, quando ela deixou Eclipse e se juntou à Claypool Comics, onde cuidou da produção, distribuição e composição de títulos como “DNAgents” e “Elvira, Mistress of the Dark”. Em 2000, casou-se com Tyagi Nagasiva – o qual havia conhecido na Claypool em 1998 –, ocasião em que ele mudou seu nome para Nagasiva Bryan W. Yronwode. Ambos continuaram a trabalhar para Claypool até que a empresa interrompeu a publicação impressa em 2007. Durante sua carreira como editora de quadrinhos e de cartões colecionáveis, Yronwode esteve envolvida em três processos judiciais. Um deles ocorreu em 1992, quando o assassino em série condenado Kenneth Bianchi, da dupla conhecida como “Estranguladores de Hillside” (“Hillside Stranglers”), processou Yronwode em US$ 8,5 milhões por ter uma imagem do seu rosto retratada em um cartão comercial.

Ele alegou que seu rosto era “sua marca registrada”. O juiz encerrou o caso após decidir que, se o rosto era a marca registrada de Bianchi, ele não o esconderia da policia ao matar mulheres. Durante a década de 1990, foi redatora/colaboradora da “Organic Gardening Magazine”, e escreveu o livro de listas do “The California Gardener's”. Outros temas cobertos por ela incluem colecionáveis, cultura pop, rock'n'roll antigo, sexualidade, magia, entre outros.

Ela administra os sites luckymojo.com, herbmagic.com, southern-spirits.com e missionaryindependent.org, os quais lidam com esses e outros tópicos, inclusive histórias em quadrinhos. Com seu marido, é proprietária da Lucky Mojo Curio Company, uma loja de ocultismo, fábrica de suprimentos espirituais, editora de livros, para a qual produz arte gráfica de etiqueta, e rede de rádio na Internet. Desde 2006, ela é pastora da Missionary Independent Spiritual Church. Yronwode vive em uma antiga fazenda na zona rural de Forestville, Califórnia, em “parceria tântrica” com seu marido.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Catherine_Yronwode

Catherine Anna Yronwode



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Márcio dos Santos
  • Adicionado por
    Márcio dos Santos
    em 22/08/2015 15:32:00