Vertigo: Além do Limiar


Carlos Luz



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Carlos Luz

Carlos Coimbra da Luz [1894-1961], advogado, professor, jornalista e político, foi o 19º presidente do Brasil – de oito a 11 de novembro de 1955 –, o qual ocupou a cargo por menos temo: apenas três dias. Luz se formou em meados de 1915 em Direito, foi mais tarde nomeado delegado de polícia e, oito anos depois, vereador da cidade de Leopoldina. Em 1934, elegeu-se deputado federal pelo Partido Progressista (PP), mais tarde nomeado para o conselho administrativo da Caixa Econômica Federal por Getúlio Vargas.

Eventualmente, tornou-se vice-presidente e depois presidente da instituição. Foi empossado como ministro da Justiça em janeiro de 1946, por Eurico Gaspar Dutra. No ano seguinte, Carlos Luz foi o único candidato eleito para a Câmara dos Deputados, pelo Partido Social Democrático (PSD). Tornou-se, no mesmo ano, diretor-presidente do Banco Ribeiro Junqueira. Em fevereiro de 1955, Carlos Luz foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. Em novembro, o presidente Café Filho ficou inativo por motivo de doença.

Assim, Carlos Luz, como presidente da Câmara dos Deputados, seria seu sucessor legal e foi empossado em oito de novembro. Entretanto, após ser acusado de conspiração contra a posse do eleito Juscelino Kubitschek, sofreu um impeachment três dias depois, o que fez com que tivesse pouca participação na política. Morreu no Rio de Janeiro em nove de fevereiro de 1961.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Luz

Carlos Luz



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 11/09/2010 19:35:00