Ofertas na Amazon!


Carlos Alberto Parreira



Licenciador: Personagem Real
País de origem: Brasil


Lista de revistas com participação de Carlos Alberto Parreira

O ex-treinador de futebol Carlos Alberto Gomes Parreira, nascido no Rio de Janeiro em 27 de fevereiro de 1943, participou de Copas do Mundo por cinco Seleções diferentes (Arábia Saudita, Brasil, Emirados Árabes, Kuwait e África do Sul). É também o técnico brasileiro que mais dirigiu Seleções de outros países: seis ao todo, em dez passagens. Parreira é conhecido mundial e nacionalmente pelas conquistas da Copa do Mundo: de 1994; da Copa da Ásia, de 1980; da Copa América, de 2004; da Copa das Confederações, de 2005; do Campeonato Brasileiro, de 1984, com o Fluminense; e da Copa do Brasil de 2002, com o Corinthians, entre outros títulos nacionais e internacionais conquistados em clubes brasileiros e estrangeiros, como também de seleções de outros países.

Formado em Educação Física pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos – no Rio de Janeiro, em 1966 –, começou sua carreira como preparador físico do São Cristóvão de Futebol e Regatas. Em 1967, foi convidado pelo governo de Gana para ser o treinador da Seleção Ganesa, onde permaneceu até 1969. Foi um dos preparadores físicos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970, quando a Seleção conquistou o tricampeonato mundial. Como técnico, Parreira trabalhou em uma série de clubes pelo Brasil e pelo mundo. Suas passagens mais marcantes foram no Fluminense (seu time do coração), em 1984, quando o clube conquistou seu segundo título do Campeonato Brasileiro e, em 1999, quando ajudou na recuperação do clube com a conquista da Série C do Campeonato Brasileiro.

Além do clube carioca, Parreira também fez história no Corinthians em 2002, quando foi campeão da Copa do Brasil e da última edição do Torneio Rio–São Paulo, e no Bragantino, quando levou o modesto clube do interior paulista à final do Campeonato Brasileiro de 1991, perdida para o São Paulo de Telê Santana. Ao todo, integrou a comissão técnica de sete clubes brasileiros, boa parte do tempo no Rio de Janeiro. Mesmo com passagens vitoriosas por essas equipes, foi após a conquista da Copa do Mundo de 1994, com a Seleção Brasileira, que Parreira obteve reconhecimento e prestígio internacionais, os quais lhe renderam diversos convites e propostas de trabalho no exterior e abriram portas em um mercado até então muito pouco explorado. Foi então que a sua carreira decolou.

Comandou Valencia (Espanha), Fenerbahçe (Turquia) e New York Red Bulls na recém-iniciada Major League Soccer. Todavia, o maior sucesso foi com seleções nacionais. Conquistou vários torneios asiáticos com as seleções do Kuwait e da Arábia Saudita, além da Copa América de 2004 e a Copa do Mundo de 1994 pela Seleção Brasileira. Atingiu ainda a notável façanha de classificar cinco seleções nacionais diferentes e disputar seis Copas do Mundo: Kuwait (1982); Emirados Árabes (1990); Brasil (1994 e em 2006); Arábia Saudita (1998); África do Sul (2010). Muitos faziam reservas ao estilo mais cauteloso e burocrático de Parreira, além de tê-lo considerado excessivamente teórico e esquemático. Parreira ficou conhecido pela frase “O gol é apenas um detalhe”, o que comprova sua intensa visão do jogo defensivo.

Após o sucesso de sua passagem pelo Corinthians em 2002, Parreira voltou à seleção brasileira em 2003. Nessa passagem, foi campeão da Copa América de 2004 e da Copa das Confederações de 2005, mas a seleção não foi bem na Copa do Mundo de 2006. Por causa disso, Parreira foi demitido. Até 17 abril de 2008, Parreira comandou a Seleção da África do Sul, anfitriã da próxima Copa do Mundo. Entretanto, alegou problemas particulares e deixou a Seleção Sul-Africana sem obter resultados satisfatórios. Em seu lugar, assumiu o também brasileiro Joel Santana, recém saído do Flamengo. No dia seis de março de 2009, Parreira acertou sua volta ao Fluminense após a saída de René Simões.

No entanto, em 13 de julho do mesmo ano, foi demitido por conta dos resultados inconsistentes no Campeonato Brasileiro. No dia 23 de outubro de 2009, após a demissão de Joel Santana, voltou ao cargo de treinador da África do Sul. Permaneceu até o encerramento da participação daquela Seleção na Copa do Mundo FIFA de 2010. A vitória de 2 X 1 sobre a França foi a primeira do treinador conseguida em Copas do Mundo na direção de Seleções que não a Brasileira. Em 22 de dezembro de 2010, anunciou sua aposentadoria como técnico. Quase dois anos depois, com a volta de Luiz Felipe Scolari ao comando da Seleção Brasileira, Parreira assumiu a função de coordenador técnico. Após a vergonhosa goleada sofrida na Copa do Mundo de 2014 por 7 X 1, Parreira se aposentou do futebol.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Alberto_Parreira

Carlos Alberto Parreira



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Ramiro Vieira
  • Adicionado por
    Ramiro Vieira
    em 14/05/2016 02:47:00
    Editado por Fabio Garcez