Ofertas na Amazon!


Capitão Mena Barreto



Nome: João Manuel Menna Barreto
Licenciador: Personagem Real
País de origem: Brasil


Lista de revistas com participação de Capitão Mena Barreto

João Manuel Menna Barreto, nascido em Porto Alegre a 24 de janeiro de 1824, era filho legitimado de João de Deus Menna Barreto, visconde de São Gabriel, e de Maria Joaquina de Almeida. Casou-se com Maria Balbina Palmeiro da Fontoura, em 27 de agosto de 1849. Militar, participou das campanhas do Uruguai, foi promovido a coronel – por merecimento, em 18 de fevereiro de 1865 – após a batalha de Paysandu. Enviado ao Paraguai, no primeiro semestre de 1865, como comandante do 1° batalhão de Voluntários da Pátria, foi informado, perto de São Borja, da invasão do Rio Grande do Sul. Deslocou, então, a sua tropa para a defesa do território brasileiro.

Conforme descreveu o vigário de São Borja acerca do combate de 10 de junho de 1865, foi decisiva a ação do 1° Batalhão de Voluntários da Pátria sob o comando de João Manuel Menna Barreto, “quando fazia o seu batismo de sangue e merecia a gratidão eterna das famílias de São Borja, das quais foi o salvador. Viu-se dentro da vila um espetáculo que é impossível descrever. A população estremecia de susto, e as ruas estavam cheias de povo. Este espetáculo comoveu o coronel Menna Barreto e o determinou a atacar os paraguaios. Durante horas que fez frente ao inimigo, várias vezes, com diversas cargas, a vila de São Borja ficou despovoada”.

A decisão dos paraguaios de só tomarem São Borja após transporem o rio – com um contingente total de cinco mil homens, de que dispunha o seu exército – foi ocasionada pela impressão de serem estes heróis uma vanguarda do exército brasileiro. Disso se valeu o coronel João Manuel, para efetuar, à noite, a retirada estratégica de todas as famílias de São Borja. Mais tarde, participou do cerco a Uruguaiana, no qual assumiu o comando de uma brigada estacionada em São Gabriel. Foi depois chamado à Corte, onde comandou o 1° Regimento de Guarda. Não permaneceu muito tempo. Desejava voltar ao combate, foi nomeado, em 1867, brigadeiro.

Entre novembro e dezembro do mesmo ano, destacou-se em combate e, no ano seguinte, lutou em Avaí e Lomas Valentinas. Promovido ao comando da 1° Divisão de cavalaria, foi ferido a bala no combate que conquistou as fortificações de Peribebuí e morreu em 12 de agosto de 1869. Sua morte revoltou o príncipe Gastão de Orléans, conde d'Eu – marido de D. Isabel de Bragança, a última princesa imperial do Brasil –, o qual ordenou o degolamento do coronel Pablo Caballero e do chefe político da vila, Patrício Marecos, o que demonstrou a influência dos Menna Barreto no sul brasileiro. Foi condecorado com: a medalha da Campanha do Estado Oriental (1851-1852), com o grau de cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo (1858), com o grau de cavaleiro da Ordem de São Bento de Aviz (1860), com o grau de oficial da Imperial Ordem do Cruzeiro (1865), com o grau de grande dignitário da Imperial Ordem da Rosa (1869) e com a medalha de Mérito Militar.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Manuel_Mena_Barreto

Capitão Mena Barreto



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • pricardoam
  • Adicionado por
    pricardoam
    em 22/11/2019 21:10:00
    Editado por Fabio Garcez