Ofertas na Amazon!


Capitão Marvel



Nome: Mar-Vell
Nome original: Captain Marvel
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Gene Colan, Stan Lee

Lista de revistas com participação de Capitão Marvel

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Marvel Super-Heroes (1967)  n° 12 - Marvel Comics
  • Brasil
    Edições Gep  n° 11 - Gep
Capitão Marvel (não confundir com Billy Batson) era um guerreiro alienígena da raça Kree de nome Mar-vell, que, incumbido por seus superiores de preparar terreno para a invasão da Terra, se voltou contra eles e passou a atuar como seu protetor. Stan Lee (roteiro) e Gene Colan (desenhos) fizeram a origem do herói. Depois foram substituídos por Roy Thomas, Arnold Drake, Gary Friedrich, Archie Goodwin (estes quatro no roteiro), Don Heck, Dick Ayers, Frank Springer e Tom Sutton (nos desenhos).

A editora Marvel aproveitou o nome do antigo super-herói dos anos 40 (o Capitão Marvel original), que não era mais publicado, e o registrou. O editor Stan Lee queria “recrutar” a marca porque coincidia com o nome da empresa. Quando o herói original finalmente foi ressuscitado, pela concorrente DC, foi obrigado a ter o título de seu novo gibi mudado para “Shazam!” (embora no miolo da revista ele ainda fosse chamado de “Capitão Marvel”).

Em 1969 a editora Marvel aproximou seu personagem ainda mais do original da Era de Ouro, mudando seu uniforme para as cores vermelho e amarelo. “Por volta do n° 17 de 'Captain Marvel', com o herói preso na Zona Negativa e uma espiral na queda das vendas, convenci Stan a me deixar retornar à revista e transformar Mar-Vell numa versão ficção científica do 'Paspalhão Vermelho' original”, relembrou Thomas em artigo publicado em “Alter Ego: The Comic Book Artist Collection” (2001, pág. 109). “Até desenhei um novo uniforme, modelado no cancelado 'Atoman', de 1946, do Jerry Robinson. Felizmente, Gil Kane tornou-se o desenhista de CM bem a tempo de me ajudar na supervisão do traje e a desenhar a história, cujo argumento já tinha sido enviado por correio a Don Heck. Então reajustei nosso uniforme e algumas passagens do argumento de Don e Archie Goodwin do n° 16”.

Outras mudanças se seguiram: assim como no caso do Capitão Marvel original, o novo herói se “transformava” num adolescente, Rick Jones (personagem coadjuvante de revistas como “Hulk” e “Capitão América”). Foi explicado aos leitores que Rick encontrou braceletes que, ao se unirem, o transportavam para a Zona negativa, e traziam Mar-vell para a Terra. Quando cessava o perigo, o herói tocava os braceletes e ambos retornavam ao ponto de partida.

O Capitão Marvel também já foi chamado no Brasil de “Capitão Maravilha” (pela EBAL).

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem