Vertigo: Além do Limiar


Camorra



Licenciador: Personagem Real
País de origem: Itália


Lista de revistas com participação de Camorra

A Camorra é uma organização criminosa italiana aliada a Máfia Siciliana, surgida na região de Mezzogiorno, mais precisamente na cidade de Nápoles, possivelmente em meados do século XVII. Controlou de perto o território e integrou-se bastante ao tecido social. A estrutura organizacional da Camorra é dividida em grupos individuais também chamados de “clans”. Todo “capo” ou “chefe” é o líder de um “clan”, no qual pode haver dezenas ou centenas de afiliados, depende do poder e da estrutura de cada clan. Consequentemente, como os clans da Camorra agem de forma independente, eles são mais propensos a entrarem em guerras entre si. O grupo nasceu entre quadrilhas da chamada “malavita” (marginalidade) e, ao contrário da Máfia Siciliana, de origem rural, a Camorra é de origem urbana.

Outra diferença entre a Camorra e a Máfia Siciliana está no ponto de vista organizacional. Enquanto a primeira mantém seus grupos unificados, a Camorra nunca conseguiu juntar os cerca de 100 grupos criminais que controlam suas operações. Mas as diferenças com a Máfia não acabam aí: a Camorra não conseguiu organizar a sua Comissione (o que seria como uma cúpula de governo), razão pela qual não teve um vértice. Então, nos anos 1960, ocorreu uma tentativa de unificar os clãs para organizar melhor o contrabando de tabaco. Entretanto, a tentativa falhou e Raffaele Cutolo, expoente do grupo, criou a Nova Camorra Organizada, em uma derradeira tentativa de consolidar a organização em meados da década de 1970.

Em 1980, clãs comandados por Zaza, rei do contrabando de cigarro americano na Itália, Bardellino e Nuvolete se opuseram à Cutolo. A Camorra movimentou um mercado de drogas de 500 mil euros diários em 2004. “Mulheres com crianças nos braços ocuparam o centro do bairro chamado Fiori (flores), local usado pela Camorra no “despacho e venda” de cocaína, heroína e drogas sintéticas fabricadas em fundo de quintal”. Segundo relatos, a principal base de operações da organização fora da Itália é a Espanha. A Camorra também se faz presente em países como França, Holanda, Romênia, Reino Unido, Suíça, Marrocos, entre outros. Segundo a revista Fortune, a Camorra é o terceiro maior grupo criminoso do mundo, com uma renda estimada em cinco bilhões de dólares anuais.

Há décadas a organização é fortemente ligada ao tráfico de drogas e mantém contatos com vários chefes de cartéis de droga da América do Sul, sobretudo colombianos e peruanos. Imagina-se que conte, atualmente, com cerca de 110 famílias operacionais e cerca de 7000 afiliados. As atividades da Camorra são incontáveis: da agiotagem à extorsão, do contrabando de cigarros ao tráfico de drogas, da importação irregular de carne à fraude à União Europeia.

Sem esquecer os dois setores "tradicionais" de monopólio, o do jogo clandestino e o de produção de cimento na região da Campania. Atualmente, de acordo com investigadores, os clans mais poderosos da Camorra são o clan Mazzarella e o Alleanza di Secondigliano (uma aliança formada pelos clans Contini, Mallardo e Licciardi). A Camorra já foi alvo de estudos, de filmes e de livros, tamanha a complexidade de sua organização. Na imagem, membros procurados da Camorra (os "Camorristi") em 1906.

FONTE:
https://www.infoescola.com/sociedade/camorra/

Camorra



Relate algum problema encontrado nesse personagem