Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Buck Jones (Arizona Kid)



Licenciador: sem licenciador
País de origem: Estados Unidos da América


Lista de revistas com participação de Buck Jones (Arizona Kid)

Cowboy e xerife do Velho Oeste. Foi interpretado no cinema pelo ator de mesmo nome. A Dell Comics, vinda do sucesso dos gibis de “Roy Rogers” e “Gene Autry”, resolveu trazer mais cowboys famosos para suas revistas. Entre eles estava “Buck Jones”, que a Dell publicou de forma regular de 1950 a 52 e então esporádico até 1957.

O curioso é que, em 1965, a RGE lançou uma nova revista em quadrinhos, que deveria se chamar “Buck Jones”. Porém, a editora se viu impedida de usar o nome do popular ator, uma vez que outra empresa já tinha registrado o nome “Buck Jones” para seu gibi. A solução encontrada pela RGE foi lançar a revista com o nome de “Arizona Kid” — que, a rigor, era o nome de um cowboy da Marvel Comics americana. Nesses gibis da RGE, o herói montava um cavalo chamado Silver, que, na verdade, era o azalão branco do Lone Ranger.

E, para aumentar a confusão, a RGE também publicava a versão da Marvel. Desse modo, a revista “Arizona Kid” da RGE teve dois cowboys com o nome “Arizona Kid”: “Buck Jones” e o “Arizona Kid” da Marvel. O leitor mais atento, porém, pode identificar quem é quem: quando Arizona aparecia na história como xerife da cidade de Abalone, era, na verdade, Buck Jones.

O BUCK JONES BRITÂNICO

As histórias de “Buck Jones” publicadas pela RGE eram da revistas britânicas “Comet” e “Cowboy Comics Library”, e desenhadas por Reg Bunn. Esse “Buck Jones” inglês apareceu inicialmente na “Film Fun”, revista lançada em 17 Janeiro de 1920. Esse “Buck Jones” dos anos 20 era centrado no artista, e não nos seus filmes. Era desenhado por J. H. Valda, um veterano de outras histórias do gênero. Vale lembrar que, na época, as HQs britânicas eram publicadas tradicionalmente em formato de tiras, com o texto no rodapé. 14 anos depois, mais precisamente a partir de 16 de Julho de 1934, lançou-se uma nova revista, “Film Picture Stories”, com adaptações de filmes de “western” e outros. O personagem principal era, mais uma vez, “Buck Jones” e os desenhos ficaram a cargo de Joseph Walker. No entanto, “Film Picture Stories” não agradou muito, sendo encerrada 30 semanas depois.

Porém, nos anos 50, apareceu um novo “Buck Jones”, desta vez na revista “Comet”, da Amalgamated Press. Era um “Buck Jones” mais dinâmico, em novas aventuras, dividindo a revista com uma nova atração, “Kit Carson” (“Nevada Kid”, no Brasil). “Buck Jones” e “Kit Carson” agradaram tanto que criou-se um segundo título com aquela dupla, a “Cowboy Comics Library”.

O número 1 de “Cowboy Comics Library” foi lançado em abril de 1950, com “Buck Jones”. O segundo número era estrelado por “Kit Carson”. O sucesso desses dois cowboys na “Cowboy Comics Library” foi maior ainda.

No início, os roteiros de “Kit Carson” e de “Buck Jones” eram escritos por Jimmy Higgins e “Chick” Henderson.

“Cowboy Comics Library” terminou em 1962, com 468 revistas publicadas. Esse material da Amalgamated também foi publicado, mais tarde, pela editora Fittipaldi com o nome “O Xerife Implacável”. A editora Paladino também publicou, em 1972, material de “Buck Jones”, desenhado pelo brasileiro João Mottini.

- Antônio Luiz Ribeiro




Notas e fontes —
http://lambiek.net/artists/b/bunn_reg.htm
e http://texwiller.blog.com/2008/02/26/fanzine-a-conquista-do-oeste-maionovembro-2001-paginas-17-a-21-as-historias-aos-quadradinhos-de-western-em-inglaterra/
Jorge Barwinkel, “O Grupo Juvenil” no. 1, pág. 4.

Buck Jones (Arizona Kid)



Relate algum problema encontrado nesse personagem