Vertigo: Além do Limiar


Bruce Wayne Jr.



Nome: Bruce Wayne Jr.
Nome original: Bruce Wayne Jr.
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bill Finger, Bob Kane

Lista de revistas com participação de Bruce Wayne Jr.

Super-herói das HQs de "Batman" e outros personagens da editora DC. Trata-se do sucessor de Bruce Wayne (Batman) e Dick Grayson (Robin) num futuro imaginário.

Esse Bruce Wayne Jr. apareceu pela primeira vez em 1951, no 66 do gibi americano do Homem-Morcego. Bill Finger bolou a história, enquanto Bob Kane se encarregou dos desenhos.

Em 1958, Bill Finger trouxe esse segundo Robin de volta, numa HQ publicada no no. 119 da revista americana do Cruzado Embuçado, embora o nome "Bruce Wayne Jr." não seja citado. Na trama, Batman entra em coma e acorda décadas depois, descobrindo que Robin, seu antigo parceiro adolescente, tomou seu lugar na luta contra o crime e um garoto louro é o novo Robin. Claro, tudo afinal não passa de um sonho de nosso herói.

No no. 131 (1960), esse segundo Robin retornou, agora ruivo, com o algarismo romano "II" no peito e novamente chamado de Bruce Wayne Jr. Desta vez, ele é filho de um envelhecido Bruce Wayne e Kathy Kane (Batwoman), e forma junto com Batman II (Dick Grayson) a nova Dupla Dinâmica do futuro. Como Bruce e Kathy (ambos morenos) foram ter um filho ruivo não se sabe, provavelmente foi falha do colorista da época. No final, é explicado aos leitores que toda aquela trama seria, na verdade, uma "história imaginária" de Alfred, o mordomo de Batman.

Essa história teve uma sequência direta, quatro meses depois, no no. 135 (1960): "The return of the second Batman and Robin team", desenhada por Sheldon Moldoff. O terceiro e último episódio foi publicado no no. 145 (1962): "The son of the Joker", produzido por Bill Finger (roteiro) e Moldoff (desenhos). No no. 154 (1963), Bruce Wayne Jr. e o Dick Grayson adulto ainda fariam uma rápida aparição, na HQ "Danger strikes four", desenhada por Moldoff.

Em 1964, com a nova linha editorial adotada nas revistas de Batman, a figura de Bruce Wayne Jr./Robin II foi esquecida. Décadas depois, o roteirista Grant Morronson ressuscitou-o numa HQ da "Liga da Justiça", fazendo algumas modificações no personagem.

Em 1996, foi a vez de John Byrne trazer Bruce Jr. de volta (em "Batman & Captain America"), resgatando-o novamente como "Robin II", com cabelos ruivos (possível homenagem à HQ de 1960). Três anos depois, o autor reaproveitou o personagem em "Gerações", desta vez desenhando-o com cabelo louro.

- Antônio Luiz Ribeiro

Bruce Wayne Jr.



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • André Jorge
  • Adicionado por
    André Jorge
    em 24/08/2008 00:21:00